Metodologia de Projeto de Produto Desenvolvida por Bonsiepe
Adventista



Metodologia de Projeto de Produto Desenvolvida por Bonsiepe

Fonte:
SHARE

vilsonCom um grande aprendizado no contexto do Conhecimento e Criatividade na área do Projeto de Produto, no Mestrado (stricto sensu) realizado pela Universidade Federal de Santa Maria – RS, tive a oportunidade de realizar estudos sobre o Desenho Industrial, com o Amigo e Professor Dr. Luiz Antônio Vidal Negreiros Gomes.  A Designer Silvia Dapper (2012) comenta que “A metodologia de Bonsiepe (1983) fornece uma orientação para o processo projetual apresentando técnicas e métodos para o desenvolvimento de produtos, através de projetos experimentais”.

O autor defende que o desenhista projetual deve ter uma liberdade relativa na seleção de alternativas para o projeto, podendo tomar decisões pessoais devido a sua competência profissional. Sendo assim, Bonsiepe somente sugere as propostas por ele utilizadas, que poderão ser selecionadas para o desenvolvimento de outros novos produtos.

O autor organizou os procedimentos de desenvolvimento de produtos conforme os seguintes passos:

  • Problematização: Nesta primeira etapa é onde são traçadas as metas gerais do projeto. Devem ser apresentados os fatores e as influências do problema e as situações que devem ser melhoradas. A problematização serve como uma introdução ao projeto, devendo ser apresentada de forma breve e concisa.
  • Análise: Nesta etapa faz-se uma análise das características dos produtos e processos existentes. Bonsiepe não sugere uma análise detalhada de produtos similares, e sim, um levantamento do estado da arte, onde devem ser conferidas as funções, características de uso do produto, análise funcional, de materiais, estrutural, morfológica, ergonômica, entre outras que venham ser definidas pelo projetista. O objetivo desta etapa consiste em preparar o campo de trabalho para, posteriormente, entrar na fase de design do produto, juntando e interpretando informações que poderão ser relevantes ao projeto.
  • Definição do problema: Nesta etapa é feita uma síntese do problema, onde estes devem ser estruturados, fracionados e hierarquizados. É o momento em que se definem os requisitos e prioridades, para que possa dar início à formulação do projeto. Bonsiepe sugere listar estes requisitos e demais parâmetros condicionantes, como materiais, processos e preços, pertinentes ao projeto, para a obtenção de metas a serem atingidas.
  • Anteprojeto e geração de alternativas: Nessa fase do projeto são geradas as possibilidades de solução dos problemas. Esse processo pode ser feito através de técnicas para facilitar a produção de ideias como o Brainstorming[1]Devem ser apresentados esboços do projeto que venham a auxiliar nas tomadas de decisões para uma definição de detalhes técnicos e formais do produto. “Cada projeto passa inexoravelmente por uma fase de desenho” (BONSIEPE, 1983).
  • Avaliação, decisão e escolha: Nesta etapa do projeto, as propostas definidas até o momento devem ser questionadas, avaliadas e caso seja necessário, deve ser feito um redesenho das propostas sugeridas. Devem ser escolhidos e definidos os materiais e processos.
  • Apresentação do Projeto: Bonsiepe faz uma apresentação detalhada do projeto, onde nela deve conter:
  • Desenhos técnicos com vistas e cortes;
  • Desenhos em perspectiva;
  • Detalhamento de uniões, encaixes e demais alternativas de encontros de peças;
  • Detalhamento das estruturas;
  • Renderigns[2];
  • Demais variantes pertinentes ao projeto.

O autor ainda sugere que se realize um modelo volumétrico do projeto para uma análise final da solução, para determinar se esta contempla todos os requisitos pré-determinados.

Bonsiepe desenvolveu seus métodos de desenvolvimento de produtos de forma a aperfeiçoar o desempenho profissional, descrevendo técnicas e processos de criação de produto a fim de resolver problemas existentes.

Referências Bibliográficas:

BONSIEPE, G. A Tecnologia da Tecnologia. São Paulo: Ed. Blücher, 1983.

______. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq / Coordenação Editorial, 1984.

______. Um Experimento em Projeto de Produto: Desenho Industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1983.

[1] Brainstorming: do inglês: tempestade de idéias.

[2] Rendering: Processo de criação de uma imagem a partir de um modelo através de meios computacionais (AGUIAR, 2010).

Desing