Menino que ingeriu soda cáustica está na UTI
Supermoveis



Menino que ingeriu soda cáustica está na UTI

Fonte: Da Redação com Folhamax
SHARE
Foto: Reprodução.

Lucas de Jesus, 3, teve o esôfago perfurado depois da segunda cirurgia de dilatação do órgão. Há três meses, ele ingeriu soda cáustica, em Colniza (1.065 km ao norte de Cuiabá), e desde então passa por diversas intervenções médicas.

De acordo com o pai do menino, Josiel da Silva do Nascimento, 29 anos, a dilatação foi necessária porque o esôfago estava se fechando e Lucas não estava conseguindo se alimentar.

Na primeira cirurgia, realizada na Santa Casa de Cuiabá, o aparelho chegou até a metade do órgão e, por isso, foi necessário um segundo procedimento.

“Nessa segunda vez o médico precisou forçar um pouco mais e com isso rasgou o esôfago, a parede do esôfago, porque estava muito fino. A soda corroeu. Começou a entrar saliva, ele começou a sentir dor de noite, ficar com febre”, explicou.

Na última sexta-feira (28), ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Josiel explicou que a saliva da criança passou pela abertura do esôfago e foi para outros órgãos, como pulmão e rins, causando infecções.

“Quando recebeu alta ele comeu até sopa, porque o médico não sabia da perfuração e liberou. Aí tudo foi para dentro dele. Começou a inflamar, porque é uma água que não era para estar ali. A saliva tem ácido, que ajuda a digerir o que a gente come”, disse.

Lucas continua internado e sobrevive com um dreno acoplado na costela direita, que suga a sua saliva. Sob efeito de sedativos, seu quadro é estável.

Caso 

No dia 4 de junho, enquanto brincava no quintal da casa da avó, em uma zona rural, Lucas encontrou um vidro com um líquido. Brincando, a criança disse que iria ao banheiro. A avó então escutou gritos e encontrou a criança com a boca sangrando.

Lucas foi atendido em um posto de saúde de Colniza e logo foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá, onde ficou internado por 22 dias. Ele recebeu alta e começou a se alimentar de um leite especial por meio de sonda.