MedioTec inicia as primeiras turmas em Mato Grosso
VendaMais

MedioTec inicia as primeiras turmas em Mato Grosso

SHARE

Com cursos técnicos direcionados para complementar o ensino médio da rede pública, o MedioTec iniciou as aulas nessa segunda-feira, dia 14/08, nos 53 municípios atendidos em todo Estado. São 3,7 mil alunos com acesso aos cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secitec), divididos em 142 turmas, para as modalidades de 37 cursos técnicos.

O MedioTec é voltado para alunos matriculados em escolas públicas, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que cursem o ensino médio regular a partir do segundo ano.

As aulas do MedioTec acontecem no contra-turno dos alunos e trabalham a formação técnica. O secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, reforça a importância dos investimentos em educação.

“São mais de 37 milhões em recursos investidos para que os alunos tenham o melhor dos cursos técnicos ainda durante o ensino médio. A expertise da Secitec, somada às demandas regionais atenderão mais de 3,7 mil alunos por todos os cantos do Estado’’.

O secretário ainda destaca que entre os 37 cursos oferecidos, 19 são inéditos nas ETE’s. “São cursos como agropecuária, zootecnia, eletrotécnica, que já eram aplicados regionalmente e agora ainda teremos mais 19 novos cursos como: técnico em agroecologia, agroindústria e até mesmo, automação industrial. Com o acesso ao MedioTec os alunos terminarão o ensino médio já preparados para ingressar no mercado de trabalho”, disse Domingos Sávio.

A Escola Presbiteriana Buriti, que agora é Escola Técnica Estadual, iniciou as atividades nesta segunda-feira, dia 14/08, após 14 anos fechada. A estrutura atenderá 80 alunos em três cursos técnicos no segundo semestres de 2017. “Para nós da Secitec, é uma honra poder retomar as atividades de uma escola que tem uma história tão forte com a comunidade de Chapada dos Guimarães”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

A aluna do primeiro ano do ensino médio, Bianca da Silva Paixão, optou pelo Curso Técnico em Eventos, na ETE Buriti, e reforça as expectativas para o mercado de trabalho. “É muito bom poder ter aula na mesma escola em que meus pais estudaram. Sempre ouvi falar da Buriti e agora, além de estudar aqui, ainda terei uma profissão quando terminar o curso”, disse ela.

As coordenações regionais dos cursos serão nas ETE’s de Alta Floresta, Buriti, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Somente em 2016, atenderam 11.473 mil alunos, em 341 turmas, divididos entre 29 cursos Técnicos e 96 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em todo Estado.

“A garantia da boa organização e execução com qualidade do MedioTec está em boas mãos com as nove escolas técnicas, que atendem mais de 11 mil alunos por ano em Mato Grosso”, destacou o secretário Domingos Sávio.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO