Medeiros recebe embaixador e aproxima Mato Grosso de mercado argentino
Supermoveis


Macropel

Medeiros recebe embaixador e aproxima Mato Grosso de mercado argentino

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria

Brasília – O senador José Medeiros (PSD-MT) recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (19.04), o embaixador da Argentina, Carlos Magariños, para tratar da abertura de novos negócios entre o vizinho sul-americano e o estado de Mato Grosso. Durante o encontro, José Medeiros destacou o potencial agropecuário do estado e convidou o embaixador para conferir in loco a qualidade dos produtos mato-grossenses. Segundo Carlos Magariños, existe na Argentina a necessidade de matéria-prima para a produção de biodiesel e para fortalecimento da indústria têxtil no país.

O senador disse que a Argentina está em busca de dois produtos para abastecer suas indústrias e que o Mato Grosso tem capacidade de atender essas necessidades não só em quantidade, mas também em qualidade. “O grande foco é na importação de insumos para a produção de biodiesel. Eles também querem fortalecer a indústria têxtil da Argentina. Nós temos soja e algodão capazes de atendê-los da maneira como quiserem. Portanto, fica a certeza de que podemos criar uma relação muito interessante e lucrativa, tanto para nós quanto para eles”, afirmou.

A data da visita do embaixador ao Mato Grosso ainda depende de uma reunião que acontecerá na sede da embaixada da Argentina, quando serão detalhados em números as necessidades da indústria de seu país. “A ida dele até o Mato Grosso será de fundamental importância para o setor produtivo. Portanto, vamos envolver as entidades representativas dos produtores do nosso estado para discutir todos os pontos necessários para viabilizar as exportações, valorizando nossa principal riqueza”, pontuou.

Irã – Em 2016, na sede da embaixada do Irã, em Brasília, numa reunião coordenada pelo senador Medeiros, foram estreitados os laços entre aquele país e o setor produtivo de Mato Grosso. Na audiência com o embaixador do Irã, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi, o senador destacou a fabulosa produção de grãos do estado. “Mato Grosso tem muito a oferecer. Somos grandes produtores de grãos e de carne bovina. Não resta dúvida de que a queda dos embargos internacionais ao Irã vai beneficiar as exportações dessas commodities brasileiras. Portanto, considero esta parceria e esta reunião com o embaixador de muito proveito”, destacou.

Segundo o embaixador do Irã, o país tem um mercado consumidor com mais de 80 milhões de pessoas, e para o setor sucroalcoleiro as perspectivas são enormes , já que o Irã, consome três vezes mais açúcar per-capita do que a média mundial. “Proponho que seja instalado em nosso país um escritório de Mato Grosso para fomentar a relação comercial entre os dois países”.

Montreal