Marrafon encerra série de reuniões com comunidade escolar
Supermoveis



Marrafon encerra série de reuniões com comunidade escolar

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, encerrou nesta quinta-feira (23.03), no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, em Cuiabá, a série de apresentações do projeto Seduc Interativa. Ao todo, foram 34 encontros, em 21 municípios, com público estimado em mais de 4.500 pessoas.

Durante as reuniões, o gestor da pasta apresentou o Pró-Escolas, que prevê diversas ações nos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer com foco na melhoria da qualidade de ensino, e reforçou a importância da participação de toda a rede estadual e da população mato-grossense na construção dos projetos que transformarão a educação pública do Estado.

Em Cuiabá, mais de 150 profissionais da educação, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da Baixada Cuiabana, participaram do evento.

“O programa foi bem aceito pela população e agora é a hora de aprofundarmos os estudos sobre cada um desses eixos, como currículo, formação de professores, sistemas de avaliação, combate à evasão escolar, reforma e construção de escolas e projetos inovadores para mudar a ambiência escolar”, apontou.

Há 34 anos atuando na área da Educação, o diretor da Escola Estadual Santos Dumont, em Cuiabá, Antonio José de Figueiredo, aprovou a proposta. “E uma iniciativa muito boa para nosso Estado. Esperamos que seja colocada em prática o mais rápido possível, porque nossas escolas e nossos alunos precisam e merecem melhores estruturas”.

De acordo com ele, com o projeto, a perspectiva é de avanços nas questões de rendimento e evasão escolar, vulnerabilidade dos jovens, combate à violência e uso de drogas. “Vem ao encontro ao que almejamos para o futuro, tanto dos estudantes, quanto dos profissionais da Educação. Muitos jovens estão desacreditando na instituição, que deixou de ser atrativa aos olhos deles, por causa das estruturas precárias, falta de laboratórios, quadras esportivas, por exemplo” frisou Figueiredo, destacando que a comunidade aguarda que os compromissos do Governo sejam cumpridos.

A diretora da EE Faustino Dias de Amorim, em Santo Antônio de Leverger, Eliane Almeida Garcia, também aprovou o programa. “Considero que ele atende às necessidades dos alunos. Creio que a Educação terá um grande avanço, com todas essas medidas e entusiasmo que estamos percebendo na equipe da Seduc. Ficamos na torcida para que de fato isso aconteça”, opinou.

Para ela a Educação se faz com dedicação, amor, dedicação, e principalmente com políticas públicas adequadas. “Juntando todos esses esforços o sucesso é garantido. É o que esperamos neste momento”, afirmou a diretora que atua como professora há 17 anos e está no segundo ano de mandato na direção da unidade escolar.

Esporte

Durante o evento, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, destacou as principais ações da pasta pensada para os próximos anos.

Uma das mais importantes iniciativas elencadas por ele foi a Arena da Educação – projeto pioneiro no país com conceito estádio-escola. “A unidade escolar, que funcionará na Arena Pantanal, em Cuiabá, contará com educação integral, vocacionada para o esporte, com objetivo de formar não apenas aluno, mas também o atleta e cidadão”, explicou.

Neste primeiro ano de funcionamento, a escola atenderá 315 estudantes, que passaram por testes para o ingresso. 

Pró-Escolas

Programa de ações e investimentos na educação pública de Mato Grosso que prevê o emprego, neste e no próximo ano, do maior volume de recursos já destinados para obras de infraestrutura escolar, fortalecimento do ensino, inovação e esporte e lazer.

A previsão é de que sejam investidos R$ 180 milhões em obras.