Mais de 5.500 atendimentos são realizados no Multiação em Rondonópolis
Supermoveis

Fullbanner2


Mais de 5.500 atendimentos são realizados no Multiação em Rondonópolis

Fonte:
SHARE

Eu já venci um câncer no intestino e sei que essa luta não é fácil. Já perdi minha esposa com câncer de colo de útero, sei que não é uma brincadeira. É uma doença que judia e causa muito sofrimento”, relatou o caminhoneiro João Batista Macedo, 73 anos, que foi ao Multiação no último sábado (27/06), em Rondonópolis, para fazer o exame de prevenção ao câncer de próstata.

O evento ocorreu no bairro Cidade Natal e realizou 5.571 atendimentos gratuitos para a população, que aproveitou os diversos serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, empreendedorismo, justiça e cidadania

Enquanto aguardava o atendimento da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), Macedo relatou que não tinha o hábito de fazer exames de rotina e descobriu que estava com câncer ao buscar tratamento para dores que sentia. “Sempre fui muito sadio, não ficava nem gripado. Por conta da profissão, imaginei que as dores eram da hemorroida. Mas aí o doutor pediu a colonoscopia, eu nem sabia que existia esse exame. Quando veio o diagnóstico eu até assustei, não tinha dois anos que minha esposa tinha falecido”.

Após o susto, o caminhoneiro foi operado, fez 30 sessões de quimioterapia e, desde então, realiza exames de acompanhamento. “Eu tinha 95% de chance de ter que usar a bolsa coletora depois da cirurgia. Pensei ‘nunca pedi nada para Deus, agora vou pedir’, e fui atendido. Hoje estou curado e, agora, me cuido sempre porque sei da importância de fazer exame de rotina. Isso que o Multiação traz é importante para toda a população. Fiquei feliz de ver tantos homens aqui. Tem muita gente que não tem renda nenhuma, é uma caridade que salva vidas”, disse.

O Multiação é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt/Sesi/Senai/IEL) em parceria com a Rede Mato-Grossense de Televisão Centro América (TVCA) e mais 25 parceiros, como a Ótica Lux que realizou exames de vista ao longo do dia.

E foi em busca de uma consulta com o oftalmologista que José Aparecido Chaves procurou o evento. De acordo com ele, há dois anos tenta, sem sucesso, ser atendido no posto de saúde. Carpinteiro, a preocupação dele é se machucar no trabalho por não enxergar bem os traços do lápis na madeira.

“Sinto dificuldade para ver, principalmente, com o olho esquerdo. Acontece, às vezes, de cortar o traço errado. Dependendo da peça, tenho que pagar o prejuízo. Há anos estou esperando ser chamado para a consulta, e nada. Trabalho correndo risco direto. Quando vi que o Multiação estaria aqui eu decidi vir tentar, cheguei às 4h45. No começo não estava acreditando que iria conseguir, mas agora estou contente porque o atendimento andou rápido.
Foram muito atenciosos e é um serviço de qualidade, fiquei feliz”, afirmou Chaves.
Mas não foram apenas os serviços de saúde que a população do Cidade Natal e região aproveitou. Edima Tomaz, moradora de um bairro vizinho, foi em busca de curso de qualificação profissional. Casada com um pedreiro, ela aproveitou a aula experimental do curso de pintura ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para se matricular.

“Meu esposo faz madeiramento e construção, só não gosta de pintura. E eu vejo a dificuldade que ele tem com mão de obra, não fazem o serviço bem, cobram caro e tem uns que o ‘deixa na mão’. Se eu souber fazer, é uma preocupação a menos para ele e uma renda a mais para nós”, disse.

O Multiação contou com a parceria da Drograria Central Mais, Auxiliar Escritório de Contabilidade, Rotary, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Claro, Xaolin Hospital Veterinário, Energisa, Laboratório Santa Maria, MT Connect, Puríssima, Universidade de Cuiabá (Unic), Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), Unimed, Uniodonto, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Primeira Subseção de Rondonópolis), Centroeste Ambiental, Tony Escola de Cabeleireiros, Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São parceiros também o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul/MT), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT) e do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT).

Montreal