José Medeiros destaca atuação do CADE na Operação Lava Jato
Fullbanner1

Fullbanner2


José Medeiros destaca atuação do CADE na Operação Lava Jato

Fonte:
SHARE
Senador José Medeiros

Brasília

O senador José Medeiros (PPS-MT), durante sabatina que aprovou os cinco indicados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (02), destacou a atuação do órgão em relação às empresas envolvidas na Operação Lava Jato, que desmantelou um esquema de corrupção dentro da Petrobras.

“2014 foi um ano desafiador para o Cade. Ao mesmo tempo em que caminhou para a consolidação das inovações legais e institucionais decorrentes da nova lei de defesa da concorrência, o órgão iniciou o ano tendo de lidar com um caso que ganhou ampla repercussão ainda em 2013, o suposto cartel dos trens e metrôs de São Paulo, e termina o ano com novo caso de um suposto cartel, dessa vez envolvendo compras feitas pela Petrobras”, destacou o senador.

Eduardo Frade Rodrigues, que já ocupa interinamente o cargo de superintendente do Cade, explicou que o caso é prioridade para a instituição, que vem atuando desde o ano passado, quando surgiram as primeiras denúncias.

“Tivemos acesso à ação penal, instauramos inquérito administrativo e negociamos acordo de leniência com uma das empresas, que resultou numa contribuição valiosíssima. Temos total colaboração com o MP, que tem reconhecido nossa atuação do ponto de vista administrativo e penal. A equipe do Cade tem feito um trabalho excepcional, contribuído com as investigações. Nosso comprometimento em dar uma resposta com rigor é completo”, esclareceu.

João Paulo Resende, por sua vez, afirmou que os conselheiros vão suportar pressões e ressaltou que a maioria dos integrantes do Ministério Público e da Polícia Federal que atuam no caso são também jovens. Já Paulo Burnier da Silveira disse que o Cade tem de cumprir sua função de forma rigorosa, mas dentro do que permite a legislação.

Todos os cinco indicados pela presidente Dilma Rousseff foram aprovados com 21 votos favoráveis e um contrário. Os nomes seguem agora para análise do Plenário.

Montreal