‘Ivana da Vida Real’ vai à Praia pela 1ª vez sem camisa...
Supermoveis

Fullbanner2


‘Ivana da Vida Real’ vai à Praia pela 1ª vez sem camisa após retirar os Seios: ‘Livre’

Fonte: Extra Globo
SHARE
'IVANA DA VIDA REAL' VAI À PRAIA PELA 1ª VEZ

Com uma história de vida bastante parecida com a da personagem Ivan/Ivana (Carol Duarte), em ‘A força do querer”, o estudante carioca Mário Rangel, de 19 anos, realizou o maior sonho da sua vida: retirar os seios. Três meses após a cirurgia e ainda com as cicatrizes, o transgênero da vida real foi pela primeira vez à praia sem camisa e falou ao EXTRA sobre a emoção do momento:

“Estava meio sem graça das pessoas olharem pra mim, por causa da cicatriz e também porque tô meio gordinho, né?! Mas quando eu tirei a blusa, fui andando e o vento batendo no peito, me senti muito bem. Fui ficando com cada vez mais coragem, aí eu entrei na água, e fiquei lá uma hora. Sério, foi muito gostoso. Olhei pro mar, me emocionei muito, me senti livre. Nossa, foi incrível. Acho que foi a primeira vez que não me senti inseguro na frente de pessoas desconhecidas. Depois, nem reparei se me olharam ou não, porque tava me sentindo tão emocionado e livre, foi incrível”.

Mário vai à praia com o avó
Mário vai à praia com o avó Foto: Reprodução/Facebook

O momento marcante aconteceu na última quinta-feira numa praia em Niterói e teve a companhia do avô de Mário.

“Nunca fui fã de praia, mas era feriado (12 de outubro) e meu avô me convidou. Como nunca fui e estava operado, resolvi ir para saber a sensação que seria. Eu nunca fui de entrar na água, mas quando cheguei lá foi a primeira vez que senti vontade de correr pro mar”, conta.

A cirurgia para retirar os seios aconteceu no final de junho numa clínica particular do Rio e custa cerca de R$ 10 mil. Ela foi paga com o dinheiro que o jovem juntou por anos numa caderneta de poupança.

Estudante vai à praia sem camisa após retirar os seios
Estudante vai à praia sem camisa após retirar os seios Foto: Reprodução/Facebook
Mario após a cirurgia para retirar os seios
Mario após a cirurgia para retirar os seios Foto: Arquivo pessoal

Com o nome de batismo Maria, Mário iniciou o processo de transexualização aos 14 anos, quando resolveu cortar os cabelos e se assumir homem. Desde então, vem sonhando com a cirurgia e passou a ser acompanhado por uma psicóloga. Ele esperou completar 18 anos para anunciar a decisão à família e procurar um médico.

O jovem trans aguarda agora ganhar na Justiça o direito de mudar sua certidão de nascimento para o gênero masculino e trocar de nome nos documentos.

“Não tenho como explicar a felicidade que estou sentindo. Quando acordei após a cirurgia e me vi sem o volume, chorei tanto. Me olhei no espelho e nunca me achei tão bonito. Pela primeira vez na minha vida, eu me olhei e me amei”, disse ele ao EXTRA.

Fã de Gloria Perez, Mario diz que assiste às cenas de Ivana na novela e se vê na personagem, pois passou pelos mesmo dilemas da transgênero de “A força do querer”.

“Me sentia invisível e tinha vergonha da minha aparência. A gente não é um E.T. O momento mais difícil foi o de ser obrigado a conviver num corpo que não é o meu e ter medo de não conseguir me libertar disso”, disse ele em recente entrevista ao EXTRA.

Rangel tem 19 anos e sonha em mudar de nome e retirar os seios
Rangel tem 19 anos e sonha em mudar de nome e retirar os seios Foto: Arquivo pessoal

Ao contrário da Ivana da novela, Rangel tem o apoio de quase toda a família, conta: “No início foi difícil para a minha família entender, mas eles sempre me respeitaram”.

Ivana (Carol Duarte) e Mario, que nasceu Maria
Ivana (Carol Duarte) e Mario, que nasceu Maria Foto: TV Globo e Arquivo pessoal
Carol Duarte: a Ivana de
Carol Duarte: a Ivana de “A força do querer” Foto: TV Globo
Montreal