IML de Rondonópolis recebe melhorias estruturais


IML de Rondonópolis recebe melhorias estruturais

0
Fonte: Assessoria
COMPARTILHE

O prédio da Gerência de Medicina Legal de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) recebeu, em maio deste ano, adequações e reparos, visando favorecer a privacidade durante os procedimentos e segurança à unidade. Foram realizados pinturas interna e externa do prédio, instalação de portão para entrada do rabecão, e isolamento do ambiente de necropsia com a construção muros na divisa do terreno.

Já a sede da Coordenadoria Regional de Rondonópolis também recebeu intervenções emergenciais, com a reforma do telhado. O processo de reforma geral do prédio está previsto no orçamento do Plano de Trabalho Anual de 2017.

“Vimos a necessidade emergencial de adequações na estruturação da coordenadoria de Rondonópolis, para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. Mesmo tendo limitação de recursos, iniciamos com a reforma do Instituto de Medicina Legal (IML) e com a reforma do telhado da coordenadoria e esperamos executar ainda este ano a reforma geral do prédio da criminalística’’, anunciou o diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Reginaldo Rossi do Carmo.

A obra na sede da Coordenadoria Regional, localizada em um prédio histórico no centro da cidade, prevê a reforma da rede elétrica, adequação da sala de custódia de materiais periciais, reforma do muro, ampliação da sala de informática e instalação de portão eletrônico e guarita.

Uma parceria com os reeducandos da Penitenciária Major Eldorado Sá Correia – Mata Grande está garantindo a manutenção e melhor ambientação do IML, segundo o gerente de Medicina Legal, Wladimir Nascimento. Em contrapartida aos serviços prestados, os reeducandos recebem remissão de pena.

“Eles nos auxiliaram na construção de rampas de acesso de cadeirantes, e também contamos com o apoio dos reeducandos no plantio de grama, poda de árvores, limpeza de ar-condicionado, nivelamento do pátio, entre outros serviços. Agora, podemos trabalhar e receber a população em um ambiente mais bonito e agradável”, avaliou.

Conforme o gestor, um projeto está sendo elaborado em parceria com o presídio para a construção de estantes para o arquivo do IML, e mobiliário de madeira para as salas. “Estaremos verificando junto ao Ministério Publico Estadual a viabilidade de conversão das transações penais de apreensão de madeira, com a doação dos materiais, e junto à diretoria do presídio na disponibilização de mão de obra para a confecção dos móveis’’, anunciou.

Além das melhorias estruturais, a coordenadoria de Rondonópolis foi contemplada, este ano, com dois novos rabecões, e duas viaturas modelo Pajero Dakar, doadas pelo Ministério da Justiça, sendo uma destinada à Rondonópolis e outra para Primavera do Leste. Também foi enviada à unidade uma viatura Renault Duster.

Uma das principais dificuldades era a falta de profissionais no quadro de técnicos em necropsia. No início deste ano, a unidade recebeu a recomposição de cinco técnicos em necropsia, contratados temporariamente, sendo quatro para atenderem ao município de Rondonópolis e um para Primavera do Leste. O concurso público para os cargos de papiloscopista e técnico em necropsia também contemplará vagas naquele polo regional.