Há quatro dias do Inverno, Rondonópolis amanheceu hoje (17) sob um forte...
Fullbanner1

Fullbanner2


Há quatro dias do Inverno, Rondonópolis amanheceu hoje (17) sob um forte nevoeiro

Fonte:
SHARE
Av. Marechal Rondon / Foto: Ailton Lima

Por: Ailton Lima

Há menos de quatro dias para o Início do Inverno 2015, a cidade de Rondonópolis amanheceu sob um forte nevoeiro. Por vota das 5h30, da manhã as ruas da cidade estavam encobertas por um forte nevoeiro, que só se dissipou, por volta das 7h45.

Av. Dom Wunibaldo
Av. Dom Wunibaldo

Nas regiões mais baixas da cidade, a densa neblina, permaneceu suspensa até a completa saída do sol, por volta das 8h.

Segundo a meteorologia, o Inverno brasileiro desse ano, começa exatamente às 13h38 (horário de Brasília) do próximo domingo, dia 21; e termina dia 23 de setembro de 2015, com o equinócio da primavera.

Avenida Amazonas
Avenida Amazonas

Para quem não sabe, o inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno 2015

Rua Otavio Pitaluga
Rua Otavio Pitaluga

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol. Em 2015, o solstício de inverno será 13h38 (horário de Brasília) no Brasil.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcado o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.
Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 23 de setembro de 2015, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

A única diferença entre nevoeiro e neblina (também chamada de cerração, ruço, névoa, librina o brêtema) é a visibilidade. O fenômeno é chamado neblina (ou névoa) se a visibilidade for superior a um quilômetro, e nevoeiro, se a visibilidade for inferior a um quilômetro.

Fonte: Calendar Brasil

Montreal