Greve Detran: Nupemec busca conciliação
Fullbanner1



Greve Detran: Nupemec busca conciliação

Fonte: TJMT
SHARE
Nupemec. Foto: Assessoria TJMT.

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) sediou mais uma tentativa de conciliação entre os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e o Poder Executivo de Mato Grosso. A sessão foi aberta às 15 horas desta quinta-feira (21), mas não pode ser concretizada uma vez que uma das partes não compareceu a audiência.

A conciliadora Maria Helena Bezerra abriu a sessão e aguardou cerca de 30 minutos para iniciar. Apesar do prazo, a sessão precisou ser suspensa, pois uma das partes não compareceu. “Nós iniciamos a conciliação e já encaminhamos alguns pontos de encontro entre as partes, mas agora será necessário remarcar uma nova data – depois de contatarmos a parte faltosa”, comentou.

A conciliação tenta colocar fim a greve dos servidores do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran). A paralização teve início em 11 de setembro e cobra a aprovação de uma nova tabela salarial. Segundo o Sinetran, cerca de 90% dos servidores aderiram à greve no Estado, mas que 30% dos serviços são mantidos. A entidade alega que durante 8 meses tentaram chegar a um acordo com o governo, mas que o estado ainda não apresentou nenhuma proposta para a categoria.

O governo de Mato Grosso informou que não tem condições de conceder aumento salarial aos servidores do Detran devido à crise econômica. Também cita a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) como um dos empecilhos para atender a reivindicação da categoria.

Conciliação e mediação em MT
O trabalho de conciliação já é realizado no âmbito do há mais de seis anos e já ultrapassou as 162 mil audiências de mediação e conciliação, considerando as audiências processuais e pré-processuais feitas nos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), nas Centrais de Mediação e Conciliação do 1º e 2º grau e os mutirões supervisionados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Destas audiências, mais de 120 mil resultaram em acordos entre as partes, alcançando o índice de 78% de acordos e mais de R$ 1 bilhão negociados.

Montreal