Grêmio e Atlético-MG conversam para definir homenagem à Chape em final
Supermoveis


Macropel

Grêmio e Atlético-MG conversam para definir homenagem à Chape em final

Fonte: Eduardo Deconto
SHARE

O futebol tem que continuar, mesmo diante da maior tragédia de sua história. E caberá a Grêmio e Atlético-MG retomar o calendário do esporte no Brasil. As equipes se enfrentam na próxima quarta-feira, na Arena, no jogo da volta da final da Copa do Brasil, na primeira partida no país após  a queda do avião da Chapecoense, que deixou 71 mortos na região da Antioquia, na Colômbia, na madrugada da última terça-feira. E os dois clubes já se mobilizam para organizar as homenagens às vítimas do acidente.

As diretorias de Tricolor e Galo já iniciaram as conversas, junto com a CBF, para definir que tipos de homenagens serão feitas pelas duas equipes antes do confronto decisivo, marcado inicialmente para esta quarta-feira, 30 de novembro, mas adiado para o próximo dia 7.

– Estamos vendo com o Atlético-MG e a CBF para fazer algo em conjunto. Não vai ser isolado. Estamos vendo possibilidades. Estamos definindo para fazer até mais de uma coisa. É possível (que tenha emblema na camisa), a bandeira da Chape. Vamos ver, para fazermos uma homenagem adequada, em um momento tão difícil. É uma homenagem do futebol. Não do Grêmio ou do Atlético-MG – afirma o diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, ao GloboEsporte.com.

As conversas e ideias ainda são preliminares. Mas cogita-se, por exemplo, que as duas equipes entrem em campo estampando o distintivo da Chapecoense em seus uniformes, assim como portando bandeiras, além do protocolo de um minuto de silêncio.

A tragédia com o avião da Chape já desperta homenagens e a solidariedade do mundo do futebol. Clubes brasileiros e até a Associação do Futebol Argentino (AFA) colocaram jogadores à disposição do clube catarinense. Os brasileiros ainda sugeriram à CBF que a Chapecoense seja imune de rebaixamento nos próximos três anos, ao passo que o Atlético Nacional, rival na final da Copa Sul-Americana, pediu à Conmebol que o título seja dado à Chape.

Além disso, as homenagens, com estádios iluminados nas cores da Chapecoense, ganharam o Brasil e o mundo. Nesta terça-feira, Liverpool e Leeds United e Hull City e Newcastle homenagearam as vítimas com minutos de silêncio antes de suas partidas pela Copa da Liga Inglesa. Além disso, o Racing, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai, já sinalizaram que entrarão em campo com o distintivo da Chape na camiseta.

a tragédia

O voo que transportava a Chapecoense rumo ao primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, sofreu o acidente na madrugada de terça-feira, na região de Antióquia, no Cerro El Gordo, próximo ao aeroporto internacional de Medellín, na Colômbia. As autoridades colombianas confirmaram 71 mortos e seis sobreviventes.

>> Saiba mais:

+ Porta-voz confirma autonomia de avião e descarta falha humana em acidente+ Sobrevivente do voo da Chape revela que luzes apagaram antes da queda+ Sobrevivente revela que escapou da tragédia ao ficar em posição fetal+ Brasileira que disse estar no outro voo revela: avião estava atrasado e voltou+ Associação de Aviadores da Colômbia atribui tragédia à falta de combustível+ Prefeito de Chapecó cita pane elétrica em avião e crê na salvação de Neto+ Acompanhe em tempo real todas as informações sobre a tragédia+ Perguntas e respostas: o que já se sabe sobre o acidente com o avião+ O dia mais triste: relembre a carreira dos 19 jogadores e do técnico Caio Jr+ Avião da Chape cai, e autoridades informam: 71 mortos e 6 sobreviventes+ Jornal Nacional: veja em vídeo como foi o acidente da Chapecoense+ Jornal Nacional: Galvão homenageia as vítimas da queda do avião+ Jornal Nacional: a homenagem aos jornalistas que estavam no voo+ Imprensa em dor: tragédia no voo da Chape tira a vida de 20 jornalistas+ O luto em imagens: veja fotos da maior tragédia do esporte brasileiro+ Sobrevivente revela que escapou da tragédia ao ficar em posição fetal+ TV boliviana gravou com elenco da Chape antes da decolagem; assista+ Clubes se unem para ajudar Chape com empréstimos de jogadores+ Atlético Nacional pede que o título da Sul-Americana fique com a Chape+ #ForçaChape: uma homenagem aos heróis de Chapecó

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Montreal