Governo apoia Ribeirinho Cidadão com atendimento oftalmológico
Fullbanner1

show


Governo apoia Ribeirinho Cidadão com atendimento oftalmológico

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O projeto “Ribeirinho Cidadão”, em sua décima edição, foi lançado na manhã desta terça-feira (31.01) durante solenidade realizada às margens do Rio Cuiabá, no município de Santo Antônio do Leverger.  A ação é desenvolvida desde 2006 e tem o objetivo de levar serviços essenciais como saúde, justiça e cidadania para uma população isolada e desprovida de assistência social e judiciária.

Uma inovação neste ano é uma carreta da Caravana da Transformação, que vai acompanhar o trabalho das equipes realizando consultas oftalmológicas. “Eu estarei presente para ver como é feito o atendimento. Este projeto tem 10 anos e na nossa administração não poderíamos deixar de lado. Estamos juntos nestes dois anos e assim iremos continuar”, frisou o governador Pedro Taques. O Estado também colocou à disposição do Ribeirinho Cidadão um helicóptero para ajudar a sanar possíveis ocorrências.

O governador também destacou a importância do programa para resgatar a cidadania de pessoas que convivem com a invisibilidade social. “Quem já foi esquecido? Não foi lembrado, foi enxergado, mas foi não visto, ou não foi ouvido? Algumas pessoas são invisíveis. Essas pessoas que são invisíveis, nós precisamos localizá-las. Existem muitos mato-grossenses que ficaram para trás, que foram esquecidos. Nós não podemos deixar nenhum mato-grossense para trás. Este é o mantra da nossa administração”, lembrou Taques.

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) é parceira com as Ações Integradas de Cidadania. “Sabemos que muitas pessoas não têm acesso ao básico de documentação. Idosos que nunca foram sequer registrados e por isso não podem se aposentar. Como estado, precisamos garantir que todos tenham seus direitos básicos preservados. Firmamos esse compromisso e esse governo não vai deixar esses mato-grossenses para trás”, enfatizou o titular da Setas, Max Russi.

Idealizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Defensoria Pública Estadual, o projeto é realizado anualmente, sempre dividido em duas partes, uma terrestre e outra fluvial. Neste ano o projeto ocorre de 1º a 20 de fevereiro. O Governo do Estado de Mato Grosso é parceiro e apoiador do programa.

O projeto é coordenado pelo juiz Antonio Bezerra Filho e pelo defensor público Air Praeiro. Além dessas ações, durante os trajetos, os parceiros também entregarão à população roupas, cobertores, remédios, brinquedos, material escolar, entre outros produtos, às populações que moram em locais de difícil acesso nas cidades de Santo Antônio, Poconé e Barão de Melgaço.