Governador participa do Fórum Brasil Central nesta sexta-feira
Supermoveis

Fullbanner2


Governador participa do Fórum Brasil Central nesta sexta-feira

Evento terá a presença do ministro da Justiça

0
Fonte:
SHARE
Foto:Divulgação

O governador Pedro Taques participa, nesta sexta-feira (19.08), da quarta edição do Fórum Brasil Central. O evento, que ocorre em Bonito (MS), tem como foco o alinhamento de soluções para as áreas de segurança pública, saúde, turismo, educação e infraestrutura. Durante o evento também serão assinados um acordo de cooperação e o plano de trabalho para o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada.

Com o objetivo de compartilhar soluções, reforçar a representatividade política e melhorar o processo de articulação com o Governo Federal, o Fórum Brasil Central foi criado em setembro de 2015 e conta com a participação dos governadores dos estados que compõem o Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia.

Os encontros, que já foram realizados em Goiânia, Cuiabá e Palmas, também estão associados ao Consórcio Interestadual do Brasil. Atualmente, os estados que fazem parte do Fórum Brasil Central concentram população de 18,5 milhões de habitantes e 25% do território nacional.

Conforme a programação, as primeiras discussões serão direcionadas pelo presidente do Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada, José Eliton Figueiredo Junior, atual vice-governador de Goiás. Na sequência, os governadores assinam o acordo de cooperação e o plano de trabalho para o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada. Já o tema “Parceria Público Privada e desenvolvimento econômico” será abordado pelo economista Andrea Calabi.

Na área de educação, será apresentada proposta de cooperação técnica, denominada “Studo +”, para melhoria da oferta e qualidade doo ensino público em nível fundamental. Além disso, os chefes do Executivo assinarão um acordo de promoção do Programa de Tutoria Pedagógica.

No setor turístico, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tocantis, Alexandro Castro Silva, fará palestra sobre o projeto de integração e promoção do turismo do Brasil Central. A atividade seguinte, denominada “Agenda Brasil Futuro”, terá como mediadoras as profissionais Mariana Amaral Cançado e Daniela de Rogatis, e ainda o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, que falará sobre o pacto pela reforma dos estados.

Já o secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, falará sobre a experiência do estado em relação à Caravana da Saúde. Também no evento serão discutidas as temáticas: previdência complementar, compensação previdenciária e contribuição PASEP. Ao final será apresentada proposta para a integração ferroviária com representantes da China.

Fonte: Gcom-MT

 

Montreal