Fracasso da despoluição da Baía de Guanabara prejudicará Olimpíadas, diz biólogo
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Fracasso da despoluição da Baía de Guanabara prejudicará Olimpíadas, diz biólogo

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Em debate na Câmara, presidente da Autoridade Pública Olímpica admitiu falhas, mas disse acreditar que as águas estarão aptas para competições de vela no ano que vem

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Mário Moscatelli: despoluição tem de ser política de Estado, não palanque eleitoral

O biólogo Mário Moscatelli reiterou, nesta quarta-feira (17), que o atual “fracasso” do plano de despoluição da Baía de Guanabara poderá prejudicar as competições de vela dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele classificou a região como uma “grande latrina”: “Os rios não têm mais vida, pois se transformaram em valões de esgoto – 75% da baía estão comprometidos”.

De acordo com o ambientalista, o sucesso das provas no local “dependerá de São Pedro”, ou seja, de condições climáticas que barrem o chorume – vindo de lixões “extraoficiais” que ainda persistem no entorno da baía.

As declarações foram feitas em audiência pública promovida, na Câmara dos Deputados, pelas comissões do Esporte; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Moscatelli denunciou que a Estação da Alegria, a maior do programa de despoluição, só funciona parcialmente e os equipamentos estão abandonados, enquanto a Estação de São Gonçalo, reinaugurada no ano passado, nunca entrou em atividade. “Isso não é equivoco técnico, é má gestão de recursos públicos”, criticou.

Ele defendeu a aplicação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o governo do Rio de Janeiro e o Ministério Público, a fim de que o plano de despoluição seja política de estado, e não “palanque eleitoral”.

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Manifestantes fazem protesto contra a poluição da Baía de Guanabara

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Já o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, enumerou iniciativas do governo estadual que, de acordo com ele, dão “tranquilidade de que a competição tem condições de ser realizada”. É o caso, citou, da galeria de cintura da Marina da Glória – uma das seis raias da disputa de vela na Rio 2016 – para impedir o lançamento de esgoto sem tratamento na região.

Pelo contrato entre a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e o comitê organizador dos Jogos, as obras, iniciadas no final de outubro passado, deveriam estar prontas em 12 meses – prazo que não deve ser cumprido.

A operação na Marina da Glória abrange a construção de cerca de mil metros de galerias coletoras, que têm início na região do Aeroporto Santos Dumont e vão até a Rua do Russel, na Glória.

Mesmo ciente de que há falhas no projeto de despoluição, Pedroso se mostrou confiante no êxito dos Jogos. Ele disse que o governo local deve instalar novas ecobarreiras, com o intuito de reduzir o lixo flutuante trazido pelos afluentes da Baía de Guanabara, e acrescentou que o balanço do evento-teste, realizado na região em agosto de 2014, foi positivo. “É natural a cobrança, mas a gente percebe que há um conjunto de medidas que vai permitir a despoluição da baía”, defendeu Pedroso.

Parceria
Durante o debate de hoje, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) enfatizou a necessidade de gestão tripartite dos governos federal, estadual e municipal em torno da revitalização da região. “Maior do que as Olimpíadas é a contribuição da iniciativa para o meio ambiente, a saúde pública e o cotidiano da cidade”, comentou.

Conforme o parlamentar, apesar da preocupação das autoridades com o lixo e o despejamento de óleo na Baía de Guanabara, o volume de esgoto tratado ainda é ínfimo.

Por sua vez, a gerente-geral de sustentabilidade, acessibilidade e legado do Comitê Rio 2016, Tânia Braga, alertou para a paralização, desde o início do ano, da retirada de lixo da região por meio dos ecobarcos. Apesar disso, ela ressaltou que a qualidade da água na maioria das raias está dentro dos limites para a prática esportiva. A exceção é a Marina da Glória e a praia do Flamengo, pontos de partida dos barcos.

Longo prazo
Na visão do coordenador do programa de saneamento da Baía de Guanabara, Guido Gelli, “o problema da despoluição nada tem a ver com os Jogos Olímpicos”. Ele destacou que o plano começou tardiamente, em 1992, e demandará um esforço de, no mínimo, 20 anos, ao custo de R$ 20 bilhões, estimou.

Sobre as obras na Marina da Glória, ele comentou que o atraso na entrega se deve aos “inúmeros equívocos na construção da rede de tratamento de esgoto no entorno da baía”. Gelli explicou que, em vez de pequenas estações de esgoto, optou-se por obras imensas, ainda assim ineficientes.

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