Fórum se reúne para debater a construção do Plano Estadual de Educação
Supermoveis

Fullbanner2


Fórum se reúne para debater a construção do Plano Estadual de Educação

0
Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Representantes do Fórum Estadual de Educação se reuniram na sede da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) na manhã desta quarta-feira (14) para debater os encaminhamentos da Conferência Estadual de Educação, quando será apresentado e aprovado o Plano Estadual de Educação para os próximos 10 anos.

A reunião aconteceu na Superintendência de Polícias Educacionais, onde foi apresentado um plano estratégico já pensando na elaboração do plano estadual, com base no cenário nacional da área. A intenção dos participantes é de que os planos se alinhem dentro das 17 metas existentes, como por exemplo, a criação do Sistema Único de Educação e aferindo em 100% a qualidade da educação pública.

Um dos participantes, o professor Bartolomeu José Ribeiro, explicou que o debate é importante para que seja definida uma agenda de reuniões em prol da construção dos planos municipais, seguidos pelo estadual.

“Temos várias questões importantes para serem colocadas em pauta. O que debatemos aqui é o planejamento da Educação para os próximos 10 anos – então, antes de mais nada, temos que refletir a educação que queremos”, ressalta.

Segundo ele, a função do fórum também é ouvir a sociedade civil. “Vamos fazendo os encaminhamentos, o Estado precisa que esse planejamento seja construído aos poucos, com a participação de todos, em especial da sociedade”, finalizou.

Para o secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes, a demanda mais importante da reunião foi a avaliação do plano estadual em vigência. “Temos um período importante para rever, definir e reorganizar ações. Este é o momento de ver o que deu certo, do que não deu, das metas que não foram alcançadas e, claro, traçar novas estratégias, diante das várias mudanças que ocorreram em nível nacional”.

Em seguida, todo o trabalho será apresentado para a sociedade, como explica o adjunto. “Também definimos um calendário para as conferências municipais que devem acontecer até o dia 15 de outubro. Depois disso, tudo que foi decidido é trazido para, nos dias 16 e 17 de novembro, em Cuiabá, a gente realizar a Conferência Estadual de Educação”, comentou. 

Montreal