Florada dos Ipês embelezam as ruas de Rondonópolis
Supermoveis

Fullbanner2


Florada dos Ipês embelezam as ruas de Rondonópolis

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE

Os ipês, árvores típicas do cerrado, com floração especialmente no inverno nas cores amarela, branca e roxa estão embelezando a cidade de Rondonópolis. Quem passa pela avenida Lions Internacional, por exemplo, não pode deixar de observar as flores de algumas árvores distribuídas no canteiro central. Nas praças, no Horto Florestal e por todo lugar eles estão presentes, tanto no centro quanto nas periferias eles estão sinalizando a beleza da estação.

Conforme os pesquisadores, essa árvore antes de florescerem perdem todas as folhas mas depois tudo compensa. Diferente de outras espécies que brotam suas flores na primavera, os Ipês florescem naturalmente a partir do mês de junho, junto com o inverno, no caso do ipê roxo.

20637795_1371211229666224_9043955072168285962_n

Já o amarelo começou a florar no mês passado e deve manter-se florescendo até o mês de setembro. Já o roxo finaliza sua floração neste mês. As flores do ipê branco começam a aparecer apenas a partir em julho e seguem até outubro.
Conforme a bióloga Lariessa Crestani, as florações podem variar conforme o clima, acesso à água e outros fatores. No Horto Florestal por exemplo, onde sempre recebem irrigação, eles aparecem primeiro e no mês passado duas árvores brancas brotaram flores.

Lariessa alerta quanto à uma crença que envolve a árvore. “Muitas pessoas acreditam que o ipê tem uma ação anticancerígera, e acabam retirando suas cascas para fazer chás, mas ela orienta que a prática pode ser perigosa, pois não há comprovação científica da eficácia esperada. Na retirada destas cascas, ás árvores acabam sendo depredadas, podendo sacrificá-las”, destaca a bióloga.

Montreal