FIM DO PRAZO: Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (05.06)
Fullbanner1

Fullbanner2


FIM DO PRAZO: Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (05.06)

Fonte:
SHARE
Ilustração

Assessoria/Seduc-MT

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 termina nesta sexta-feira, 05 de junho, às 23h59. O total de inscritos até a última terça-feira (02.06), em todo o Brasil, é de 4,650 milhões e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a prova, recomenda que os candidatos evitem deixar a inscrição para a última hora.

No ato da inscrição, os interessados precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido. Também é preciso cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante, além de criar pergunta e resposta de segurança para acesso à página do participante.

Além das pessoas que se declararem carentes, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$ 63. No caso dos pagantes, a taxa deve ser recolhida por meio de Guia de Recolhimento da União. Por isso, é importante ficar atento.

O boleto é criado na opção Gerar GRU. Logo em seguida, é aberta outra janela, sendo necessário habilitar a abertura de pop-ups no navegador, caso contrário, não há como gerar e imprimir o boleto. O prazo para pagamento vai até as 21h59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho.

Para facilitar a navegação, outra orientação é que os interessados busquem horários com menor fluxo de acessos na internet. É importante também ficar atento e verificar se o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estão de acordo com os dados na base da Receita Federal.

Segundo o secretário Adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Gilberto Fraga, a secretaria está realizando uma força-tarefa para que os alunos da rede estadual de ensino compreendam a importância da participação efetiva, bem como para obter uma participação expressiva na edição 2015 da prova. “As escolas estão disponibilizando os laboratórios de informática para que os alunos realizem as inscrições e os professores estão coordenando e acompanhando o processo”, destaca.

Montreal