Fertilidade do solo é um dos temas do Ciclo de Palestras na...
Supermoveis

Fullbanner2


Fertilidade do solo é um dos temas do Ciclo de Palestras na Exposul nesta terça

Fonte: Assessoria
SHARE
Nesta terça-feira (8) a programação da Vitrine Agropec, durante a 45ª Exposul, em Rondonópolis, acontece através da organização da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), em parceria com o Sindicato Rural. A entidade preparou o 2º Ciclo de Palestras, que terá abertura às 14h e, em seguida, palestra com Dr. Éder de Souza Martins, pesquisador da Embrapa Cerrado e especialista em Geologia, que abordará o tema Rochagem: Melhorando a Fertilidade do Solo.palestra 1
 
As práticas agrícolas influenciam na qualidade do solo e, dependendo das alterações geradas antes, durante e depois do cultivo, a produtividade é afetada para melhor ou pior. É neste ponto que o produtor rural deve estar sempre atento à fertilidade do solo de suas áreas. Um dos recursos, conforme irá abordar o palestrante Éder Martins, são os agrominerais, insumos de origem mineral utilizados para o manejo da fertilidade de solos agrícolas. “Além das matérias primas dos fertilizantes, existem outros agrominerais formados por rochas moídas que são tradicionalmente utilizados na agricultura, como é o caso dos calcários agrícolas e os fosfatos naturais, respectivamente, no processo de calagem e fosfatagem dos solos. Recentemente, determinadas rochas silicáticas passaram a ser também consideradas como novos insumos, chamados de ‘remineralizadores de solos’, explica.
2222
 
O pesquisador comenta que o manejo dos remineralizadores no longo prazo permite a formação de novos horizontes de solo com maior capacidade produtiva. “Ou seja, poderemos contribuir com a formação de novos solos de qualidade mais elevada e que sejam resilientes no longo prazo”, diz. No entanto, ressalta que são necessários mais estudos regionais de longo prazo para definir o manejo destes agrominerais silicáticos e sua interação com outros insumos já tradicionalmente utilizados na agricultura.
palestra 3
 
Além do Dr. Éder Martins, o Ciclo de Palestras terá mais três temas. Dr. Osmar Conte, da Embrapa Soja, especialista na área de Ciências do Solo, também será palestrante com pesquisa sobre ‘Plantabilidade e Qualidade de Sementes’. A programação continua com o engenheiro agrônomo José Eduardo de Macedo, o Zecão, que vai falar dos cases de sucesso da Fazenda Capuaba, através do tema ‘Manejo de Sistemas Agrícolas de Alta Produtividade’. A última palestra será com o engenheiro agrônomo Luís Henrique Kasuya, da Kasuya Inteligência Agronômica (Luís Eduardo Magalhães/BA), com a abordagem ‘Fungicidas: novas atuações e perspectivas’.
nnnnnnn
 
O Ciclo de Palestras ainda terá uma mesa-redonda, programada para iniciar às 18h20, onde palestrantes e participantes poderão discutir juntos os assuntos abordados. O término do evento está previsto para 19h. Mais informações podem ser obtidas através do site www.eventosaeagro.com.br.
Montreal