Fávaro propõe resolver impasse sobre divisa com o Pará de forma administrativa
Supermoveis

Fullbanner2


Fávaro propõe resolver impasse sobre divisa com o Pará de forma administrativa

Fonte:
SHARE
Foto: Assessoria

Com o intuito de resolver de forma administrativa a demarcação da divisa de Mato Grosso com o Pará, o governador em exercício, Carlos Fávaro, deverá participar na segunda quinzena de março de uma reunião com a equipe do estado vizinho, marcada pelo vice-governador do Pará, José da Cruz Marinho.

O assunto foi tratado durante visita de cortesia do presidente interino da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Pedro Satélite, ao governador na tarde desta sexta-feira (19.02).

“É uma questão judicial que se alonga há vários anos e temos a compreensão de que não é na justiça que vamos resolver isso. O governador Pedro Taques já se sensibilizou com isso e, conhecedor da área jurídica e habilidoso com o meio político, busca o consenso. Queremos mostrar pra sociedade que temos boa intenção para resolver de forma administrativa”, afirmou o governador em exercício.

Fávaro explicou que o impasse é sobre uma área de 2,3 milhões de hectares localizada na divisa entre os dois estados. E quem perde com isso é a população local do extremo norte de Mato Grosso, que fica sem ter acesso aos serviços do Estado diante da falta de competência territorial, completou o governador.

A disputa judicial teve início em 2004 sob a alegação de que a demarcação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está equivocada. O deputado Pedro Satélite cita ainda registros de Marechal Rondon, divergentes da atual fronteira.

“Uma briga que perdura há mais de 100 anos após a demarcação do Marechal Rondon tem que ser resolvida. Ali vivem pessoas que não sabem onde é a divisa e o governador Pedro Taques já tem iniciado esse trabalho de conversa com o governador do Pará para solucionar isso”, destacou o parlamentar.

Montreal