Exposul vai sediar etapa do Circuito Genética do Mato Grosso
Fullbanner1

Fullbanner2


Exposul vai sediar etapa do Circuito Genética do Mato Grosso

Fonte: Assessoria
SHARE

A GenaPec é uma exposição de animais participantes do Programa de Avaliação Genético chancelado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, a ser classificado até 20% o Zebu pelos programas ANCP, Cia de Melhoramento, Conexão Delta G, Genepluz, PMGZ e PAINT. Até 50% o Senepol contemplado pelo Geneplus, e Pampaplus para Hereford e Braford. Esta, porém, relacionada a busca pelo melhoramento da genética animal, visando a melhor qualidade de carcaça, carne e acabamento final do rebanho, além da comercialização de sêmen e de touros.

Com a Genapec, a Exposul busca trazer para Mato Grosso, estado com o maior rebanho Nelore do país – 30 milhões de cabeças, o que se tem de melhor na Expo Genética. A proposta é buscar pelo melhoramento genético em gado de corte, CEIP, LA e PO, considerado um gargalo em Mato Grosso, pois ainda há grande deficiência na prática, em relação ao potencial apresentado pelo estado.

A escolha por Rondonópolis, para sediar uma das etapas se deu frente ao fato de que a cidade é considerada polo de uma importante região fornecedora de genética para o Estado de Mato Grosso, além de cidades de outros estados brasileiros.

A etapa de Rondonópolis envolve cinco pilares – O primeiro pilar é o leilão Quality, que acontece no sábado (05), com bezerros e PO e bezerras de corte. O segundo é o julgamento a campo de animais de 7 a 30 meses, machos com registro genealógico nas categorias Puro de Origem – PO, e fêmeas com registro genealógico nas categorias PO e Livro Aberto – LA, com pais conhecidos, Nelore e Nelore Mocho, com documento de Registro Genealógico de Nascimento- RGN, ou Registro Genealógico Definitivo – RGD. O julgamento a campo é uma ferramenta de avaliação visual de animais Nelore e Nelore Mocho geneticamente superiores e criados a campo.

Montreal