Exportações de suínos de Santa Catarina crescem 43,47% em 2016, para 274...
Fullbanner1

Gov

Adventista

Exportações de suínos de Santa Catarina crescem 43,47% em 2016, para 274 mil toneladas

Fonte: Por Estadão Conteúdo
SHARE

O volume de carne suína exportada por Santa Catarina em 2016 atingiu 274,1 mil toneladas, um aumento de 43,47% em relação a 2015. O Estado respondeu por 38% dos embarques brasileiros do produto, com arrecadação de US$ 555,2 milhões no último ano, se consolidando como o principal exportador do país no segmento.

Os dados são da Secretaria estadual da Agricultura e da Pesca. Ainda de acordo com o governo, o volume só fica atrás de 2005, quando foram vendidas quase 280 mil toneladas para o exterior. Em 2016, os principais destinos da carne suína produzida em Santa Catarina foram Rússia, China e Hong Kong, que juntos responderam por 67,2% das exportações.

As vendas para China passaram de 3,5 mil toneladas em 2015 para mais de 63,7 mil toneladas no último ano, fazendo com que o país se tornasse o segundo maior comprador da carne suína catarinense.

O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, atribui o sucesso de Santa Catarina na produção e exportação de carne suína à qualidade dos produtos e a excelência sanitária dos rebanhos. Hoje, o Estado é o único do Brasil reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como área livre de febre aftosa sem vacinação e também como zona livre de peste suína clássica.”As certificações internacionais e o intenso trabalho de defesa sanitária fazem com que Santa Catarina tenha acesso exclusivo aos mercados mais exigentes do mundo como Japão, Estados Unidos e, em breve, Coreia do Sul”, disse Sopelsa em nota.

A grande expectativa para 2017 é a abertura do mercado da Coreia do Sul para carne suína catarinense. Com 50 milhões de consumidores, a intenção é vender aproximadamente 30 mil toneladas por ano para aquele país. As negociações para exportação de carne suína produzida em Santa Catarina para Coreia do Sul estão em fase final, afirma o a secretaria.