Estudantes da rede estadual recebem kits pedagógicos anticorrupção
Fullbanner1

Fullbanner2


Estudantes da rede estadual recebem kits pedagógicos anticorrupção

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), o Instituto Cultural Maurício de Souza, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal, iniciou, na tarde desta segunda-feira (26.06), a entrega dos kits pedagógicos do Programa “Um por todos e todos por um”. A cerimônia ocorreu na Escola Estadual Sousa Bandeira, em Cuiabá, e contou com a participação de alunos, professores e autoridades.

Em Mato Grosso, a iniciativa contempla cerca de 16,3 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 85 unidades escolares, que irão receber o kit composto por manual, caderno de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos. Os pesquisadores acreditam que, nesta faixa etária, as crianças já podem assimilar mais as ideias de ética e cidadania e gerar maiores transformações, tanto em suas vidas, quanto na comunidade.

De acordo com o secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, o projeto educativo tem como base a discussão da ética e da cidadania para estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais. “O objetivo é conscientizar a comunidade escolar de seu papel na sociedade e a importância da participação de todos na luta contra a corrupção”, afirmou.

Ele lembrou que a parceria foi lançada oficialmente para Mato Grosso em dezembro de 2016 e contou com representantes de todas instituições parceiras, incluindo o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, Maurício de Souza.

A superintendente da CGU em Mato Grosso, Karina Jacob Moraes, ressaltou que o programa conta com o auxílio dos personagens da Turma da Mônica disseminando entre as crianças valores relacionados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo.

“Também oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades em classe e em família, conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima. As historinhas serão contadas pelos professores e estudantes, despertando a consciência sobre nossos direitos e deveres”, mencionou Karina.

Ela apontou que em Mato Grosso, o programa está presente também na rede municipal de ensino de 10 municípios, atendendo cerca de 13 mil alunos. “Desde a sua primeira aplicação, em 2009, o programa já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas de todo o país”, informou.

Formação

Durante a cerimônia na EE Sousa Bandeira, os organizadores entregaram certificados de participação aos professores da unidade escolar que realizaram a qualificação do programa.

Ao todo, mais de 200 professores dos 5º anos da rede estadual de educação participaram do curso, promovido pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Além da capacitação presencial, os educadores recebem um material pedagógico para ser trabalhado nas escolas e mais uma etapa de capacitação de 40h online.

A professora Mariluce dos Santos Ferreira, do 5º ano D da EE Sousa Bandeira, destacou que o programa era aguardado com muita expectativa pelos educadores. “Nossos alunos estão em construção e é neste momento que se constrói a cidadania, a responsabilidade e a consciência cidadã. O programa só tem a contribuir com nossa formação e com o trabalho que a escola já desenvolve sobre a cultura da ética e da cidadania nos jovens”.

Montreal