Especialista explica o que fazer com o dente em caso de fratura
Fullbanner1



Especialista explica o que fazer com o dente em caso de fratura

Fonte: Assessoria
SHARE

O que fazer caso aconteça um acidente e seu dente caia ou quebre no meio? Por mais angustiante que a situação seja, é necessário manter a calma e seguir certos procedimentos que podem garantir a recuperação de seu sorriso. O implantodontista, Dr. Artur Tasso recomenda deixar o dente úmido em leite, saliva ou soro até que um cirurgião dentista preste o atendimento.
Conforme o especialista, a busca pelo atendimento deve ocorrer nas primeiras duas horas, pois a chance de recuperação do dente é grande. Quanto menor o tempo, mais preservadas estarão as células que ajudam a reparar o dano.
“A hidratação em até duas horas, aumenta as chances de que o ligamento se mantenha vivo. Quando reimplantado, é feita uma imobilização do dente, que fica grudado nos dentes vizinhos durante um período de 30 dias”, explica Dr. Artur.
Quando houver uma fratura no dente, o cirurgião orienta que se recupere os fragmentos para tentar reabilitá-lo ao local, mas se não encontrar, há materiais artificiais que podem cumprir este papel. Em casos de fraturas na raiz do dente com exposição de nervo,  o tratamento de canal é indicado.
Geralmente  a idade em que mais acontecem acidentes de traumatismo ou fratura dentária é a pré-adolescência, e em jovens que praticam esportes. Sgundo Dr. Artur, os protetores bucais seriam ideais para a proteção durante a prática de atividades físicas, o que não acontece por duas razões: ou as crianças não recebem indicação para o uso, ou não têm o total desenvolvimento dos dentes, o que faz com que o protetor não seja visto como opção viável, pois pode machucar a gengiva.
****Dr. Artur Tasso Suman – CRO 5283 Cirurgião dentista, especialista em Implantodontia Coordenador/ Profissional Responsável pela clínica Sorriso Feliz, em Rondonópolis- MT Atuante nas clínicas Odonto Fácil em Rondonópolis-MT e Centro Odontológico do Povo em Jaciara- MT e Coxim-MS ** Sorriso Feliz – Avenida Cuiabá, 1317 – 1º andar- Centro.