Energia Elétrica lidera ranking de reclamações do Procon-MT
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Energia Elétrica lidera ranking de reclamações do Procon-MT

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Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online consumidor.gov.br

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Em maio deste ano, foram registrados 3.076 atendimentos no Procon Estadual. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online consumidor.gov.br.

Sindec

No Sindec foram registrados 2.702 atendimentos, sendo que o setor de ‘Serviços Essenciais’ ocupa o primeiro lugar em reclamações, com 1.309 demandas. Liderando as principais reclamações do setor está a categoria ‘Energia Elétrica’ com 581 atendimentos, seguido por ‘Água e Esgoto’ com 365 registros e 213 reclamações para ‘Telefonia Celular’.

O setor ‘Produtos’, com 490 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 94 procedimentos para a categoria ‘Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc)’, 40 para ‘Eletroeletrônico Importado’ e 35 atendimentos para ‘Internet’. O setor ‘Assuntos Financeiros’ ficou em terceiro lugar no ranking, registrando 451 atendimentos, sendo 149 para a categoria ‘Banco Comercial’, 92 para ‘Cartão de Crédito’ e 84 procedimentos para ‘Financeira’.

A área de ‘Serviços Privados’ registrou 361 atendimentos, ocupando o quarto lugar no ranking, sendo 148 reclamações para a categoria ‘TV por Assinatura’, 56 para ‘Informática’ e 34 para ‘Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc)’. O quinto lugar do ranking é ocupado pelo setor ‘Habitação’, que registrou 52 reclamações, sendo 25 para a categoria ‘Incorporação (Construtoras e Incorporadoras)’, 16 reclamações para ‘Condomínio’ e nove registros para a categoria ‘Loteamento’. O setor ‘Saúde’ ocupa o sexto lugar, com 26 reclamações. Em último lugar está a categoria ‘Alimentos’, com 13 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

consumidor.gov.br

Na plataforma de atendimento online consumidor.gov.br foram registradas 374 reclamações em Mato Grosso. A área ‘Telecomunicações’ lidera o ranking com 176 registros. Em segundo lugar estão os ‘Serviços Financeiros’, com 87 reclamações; em terceiro lugar ‘Produtos de Telefonia e Informática’, com 59 registros; em quarto lugar o setor ‘Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos’ com 18 atendimentos; em quinto lugar a categoria ‘Demais Produtos’, que teve 15 reclamações, e em sexto lugar o setor ‘Transportes’, que registrou nove reclamações. As áreas ‘Demais Serviços’ e ‘Turismo/Viagens’ registraram três demandas cada e as categorias ‘Saúde’ e ‘Alimentos’ tiveram duas reclamações cada.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.

Secom/MT
Montreal