Em sessão solene, deputada defende política de saúde vocal para professores
Fullbanner1



Em sessão solene, deputada defende política de saúde vocal para professores

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

A Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene, nesta segunda-feira (10), o Dia Mundial da Voz, cuja data é comemorada em 16 de abril.

A homenagem foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF).

A deputada defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2776/11, de autoria do deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), que institui uma política nacional de saúde vocal para professores.

O projeto é destinado a avaliar e tratar questões relativas à saúde vocal dos profissionais de ensino público e privado de todos os níveis, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Erika Kokay destacou também a importância do fonoaudiólogo na participação com professores. “O trabalho com a voz envolve um desafio multidisciplinar, ninguém substitui os fonoaudiólogos. Eles precisam ser incluídos em todas as políticas públicas”, afirmou. 

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou que entre 5% e 8% da população brasileira enfrenta algum tipo de problema na voz. Maia disse ainda que o descuido pode causar disfonias com risco de interferir, às vezes de modo irreversível, no estado geral de saúde do cidadão.