ELEIÇÕES 2018: Bortolin mostra liderança e se fortalece em PVA
Adventista



ELEIÇÕES 2018: Bortolin mostra liderança e se fortalece em PVA

Fonte: Da Redação NMT
SHARE
Apesar de não ter conseguido se reeleger, o deputado federal, Valtenir Pereira (MDB), foi o terceiro mais votado da cidade com o apoio do prefeito.

O prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB), mostrou nas eleições 2018 que efetivamente a cidade vive um novo ciclo de liderança. Após ficar resumida, nas últimas décadas, a troca de poder ora com a Família Viana e ora com Érico Piana, um dos municípios mais importantes do interior do estado deu sinais que não responde mais a batuta que parecia intransponível dos últimos citados. O jovem gestor, que assumiu a chefia do Executivo Municipal depois da retirada de Getúlio Viana pela Justiça, mostrou que goza de muito prestígio com o eleitorado local.

A maior prova disso foi os votos alcançados por Mauro Mendes (DEM), governador eleito em primeiro turno, na cidade. Aliado histórico de Wellington Fagundes (PR), o ex-prefeito Érico Piana liderava um trabalho pelo senador e candidato ao Governo do Estado em Primavera e tinha 18 pontos a frente de Mauro nas primeiras prévias. Após o grupo do atual prefeito assumir os trabalhos para Mendes, o resultado final foi de 15.571 votos para o democrata, o que corresponde a 59,44% dos votos válidos, enquanto Fagundes ficou com apenas 26,70%, exatos 6.993 votos.

Outro exemplo a ser ressaltado é o de Carlos Fávaro (PSD), candidato ao Senado Federal, que mesmo não sendo um político da região ficou em segundo colocado na cidade após conquistar o apoio de Bortolin. Fávaro teve 9.376 votos na cidade e só perdeu para a ex-juíza Selma Arruda (PSL), que fez 15.602 impulsionada pela onda espontânea Bolsonaro, que acabou gerando mais de 73% de votos para a Presidência da República na cidade para o candidato do PSL.

Bortolin também foi o responsável por abrir caminho para Janaína Riva na cidade

Bortolin ainda foi o principal responsável pelos números da correligionária, Janaína Riva (MDB), na cidade. Ela recebeu mais de 5% dos votos dos primaverenses e fez história como uma das candidaturas a Assembleia Legislativa de Mato Grosso que mais teve apoio na cidade, mesmo não sendo de um político local.

Para fechar o ciclo de candidaturas, Valtenir Pereira (MDB), o deputado federal apoiado pelo atual prefeito, foi o terceiro mais votado de Primavera, perdendo apenas para Nelson Barbudo (PSL), que assim como a ex-juíza surfou a onda Bolsonaro, e Renata Viana (PDT), que contava com grande estrutura financeira e roupagem de candidata local.