Educação promove cursos de formação básica para novos servidores em Várzea
Adventista



Educação promove cursos de formação básica para novos servidores em Várzea

Fonte: Da redação
SHARE

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo capacitações para os novos servidores que passaram no concurso público. As formações integram a política de valorização do servidor, e  tem como objetivo elevar a qualidade do serviço prestado à população.

Segundo o secretário de Educação Silvio Fidelis, a capacitação dos servidores se torna uma ferramenta indispensável para a oferta de um serviço de qualidade. “O investimento na capacitação dos servidores é uma prioridade da gestão da prefeita Lucimar Campos dentro da proposta de promover uma gestão participativa e prestar serviços de qualidade aos várzea-grandenses”

Os novos servidores passarão a atuar nos  diversos setores da Educação, como exemplo  Administração Escolar, Higienização, Segurança e Merendeiras.As capacitações estão ocorrendo durante esta semana no auditório do Anexo I da SMECEL e na sede do Núcleo Tecnológico Municipal – NTM.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, nos primeiros três dias a formação houve a junção de  todos os novos servidores onde participaram de palestras sobre o Estatuto dos Servidores, direitos e deveres, atribuições de cada função, leis que regem a Administração Pública, ética, o trabalho com a criança, os cuidados com o corpo durante a execução das tarefas que exigem esforço físico, prevenção de acidentes e higiene pessoal. No quarto e quinto dia, as formações são específicas para cada categoria.

Profissionais de Serviços Gerais e vigias, estão recebendo orientações sobre os cuidados para desenvolver os trabalhos e relação interpessoal. Já para as  merendeiras as orientações específicas da formação oferecida são em relação às questões da correta manipulação e armazenamento de alimentos,e cardápio.Para os Técnicos de Administração Escolar – TAE, as orientações são sobre o trabalho de toda a escrituração escolar, registro, documentação e toda a parte específica da organização dentro da secretaria da escola. Todo o conteúdo ofertado faz parte das leis que regem a administração pública e particularidades por setores.

A capacitação para os cerca de 140 novos servidores foi elaborada pelos profissionais do Núcleo Tecnológico Municipal com o objetivo de garantir aos profissionais um melhor desempenho nas funções, desenvolvendo um trabalho com mais segurança, conhecimento e eficiência.

Silvio Fidelis disse ainda que promover o conhecimento aos servidores que estão chegando à Rede Municipal de Ensino é garantir que eles tenham um começo de carreira com as informações básicas para desenvolver um bom trabalho. “Envolvemos vários profissionais nesta formação. São advogados, administradores, nutricionistas, fisioterapeutas e especialistas em várias áreas que, através de palestras e oficinas, estão passando seus conhecimentos para auxiliar os novos servidores neste início de carreira, para que estejam aptos a desempenharem suas funções.Haverá também a formação para os novos professores que já foram convocados.Lembrando que nesta gestão os Recursos Humanos estão sendo valorizados, por acreditarmos na humanização do atendimento.E para que esta política tenha êxito depende do desempenho e  contribuição de cada servidor público municipal, por isso somos gratos pelos resultados que hoje a Educação Municipal vem conquistando e alcançando” declarou.