Educação Infantil é discutida no Fórum Mato-grossense realizado em Primavera
Fullbanner1



Educação Infantil é discutida no Fórum Mato-grossense realizado em Primavera

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

Foi lançado na última quinta-feira (25), durante a realização do Fórum Mato-grossense de Educação Infantil, o Fórum Municipal, que acontecerá no próximo ano em Primavera, para continuar discutindo e aprimorando as práticas de formação da educação infantil. A informação é da coordenadora de Formação da Educação Infantil de Primavera do Leste, Jucélia Vieira, que fez um balanço positivo do fórum, especialmente pela troca de experiência com profissionais de outros municípios que se fizeram presentes.

A leitura dela é de que se faz necessária a discussão permanente sobre a infância, a educação infantil e as políticas educacionais voltadas para a criança, “esse momento foi rico pela troca de experiência entre profissionais comprometidos com a melhoria da educação infantil”.

A coordenação do Fórum ficou a cargo da professora – doutora Jaqueline Pasuch – e, contou com a contribuição da professora Mestre Ivone Florentino, ambas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, com uma abordagem sobre os Desafios da Educação Infantil no contexto atual – da concepção às práticas pedagógicas centradas na experiência das crianças de 0 a 6 anos de idade, com ênfase para construção da documentação pedagógica.

Para a secretária municipal de Educação, Adriana Tomasoni, “o Fórum Mato-grossense é itinerante e com isso proporciona a oportunidade de trocar conhecimentos, de vivenciar experiências em diversas regiões do Estado e, aprimorar cada dia mais as práticas de Educação Infantil”.

Ela reitera que Primavera do Leste é referência na área da Educação, “nos encontros em que participamos as nossas práticas são admiradas e servem de exemplo e incentivo para outros municípios e, esse reconhecimento nos incentiva a aprimorar mais ainda o nosso trabalho em prol de uma Educação de qualidade, em todas as etapas da vida escolar”.

Adriana conheceu o Fórum em 2013 e, reconhece como inquestionável a sua importância para a formação infantil, porque “permite o debate, a oportunidade de ouvir palestras interessantes através de pessoas altamente especializadas, enfim toda a comunidade escolar ganha em conhecimento e práticas interessantes”.

A realização do Fórum Municipal acontecerá em Primavera no próximo ano, entretanto a data deverá ser definida pela equipe. Segundo Jucélia Vieira, para o sucesso do Fórum Municipal “é preciso planejamento para que o debate seja, de fato, produtivo e contribua com o aprimoramento da educação infantil”.

O Fórum Mato-grossense de Educação Infantil foi criado no ano de 1998, no mês de outubro, por meio da articulação da professora Drª Jaqueline Pasuch com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). As primeiras articulações aconteceram entre a Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Estado de Educação.