EDITORIAL, por José Olavo Pio – A indústria da Construção Civil
Fullbanner1

Fullbanner2


EDITORIAL, por José Olavo Pio – A indústria da Construção Civil

Fonte:
SHARE

Um dos setores que gera maior renda e movimenta o país.

A indústria da construção civil é o conjunto de serviços as quais cabe um empreendimento no setor da construção de forma geral se dá desde o seu inicio ao fim dele, compreendendo as partes de projeção, execução e venda.

 

Uma infinidade de processos fazem parte desse setor que faz com que o empreendimento possa se tornar realidade, claro que cada um com suas imensas particularidades. Por isso a necessidade da qualificação e profissionalismo do engenheiro responsável, pois um empreendimento cabe desde a parte projecional, orçamental, edificação, acabamento. Por isso muitas das vezes precisamos de uma equipe bem elaborada para conseguir atender a demanda necessária.

Tocar uma obra por mais pequena que seja ela exige, inúmeros padrões a serem seguidos, principalmente em relação a parte legal documental, pois estamos a todos os momentos sendo fiscalizados tanto dentro do próprio município quanto dentro perante o Crea (Conselho regional de engenharia e agronomia ).

Atentar ao projeto é termos a certeza de que ele esta dentro das conformidades da legislação municipal, isso é de suma importância, pois a grande maioria elabora projetos sem prestar atenção as normas e padrões municipais e também da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas ), exigidos.

A compra de materiais nos dias de hoje requer um olhar mais apurado e atento, pois fazer uma cotação é fundamental para ganharmos no melhor preço e atendendo as nossas necessidades. Buscar realizar compras conforme o andamento da obra para não correr o risco de na obra faltar material devido ao tempo.

Outra situação muito importante, é sabermos lidar com o custo x tempo, de uma obra, quem nunca passou por uma situação de gastar por exemplo 20 mil em uma reforma e acabar gastando 30 mil, ou então o empreiteiro garante o termino com 4 meses e vai 6, isso tudo faz parte do planejamento, quando bem feito a obra não extrapola seus limites, até porque o momento não é favorável para gastos em excesso.

 

Tudo isso são simples referências a esta grande indústria particular chamada ”Construção Civil”, a qual movimenta bilhões e gera milhares de empregos.

 

No próximo editorial do colunista, trarei a vocês uma explanação maior sobre planejamento. Seguindo nos próximos um trajeto completo passando por todas as fases da obra. Obrigado caros leitores, tenhamos uma ótima semana e abençoada. Fiquem com Deus.

Montreal