Domingo de Carnaval terá eclipse solar com ‘anel de fogo’ visível
show

Fullbanner1


Domingo de Carnaval terá eclipse solar com ‘anel de fogo’ visível

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE

O domingo de carnaval (26), será contemplado com um eclipse solar que poderá ser visto parcialmente no Brasil. O auge do fenômeno acontece por volta da 11h30 (horário de Brasília). A região Sul do país terá o maior percentual do sol encoberto pela lua, 70%.

Segundo a Agência Brasil, em Brasília os admiradores do fenômeno poderão ver apenas 16% do sol encoberto. Em Salvador a sombra cobrirá um terço do sol. Rio de Janeiro e São Paulo, terão cerca de 40% da lua cobrindo o sol. Os moradores do extremo sul do país serão os contemplados com 70% do sol tomado pela lua.

As capitais Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista, serão as únicas que não contemplarão o evento. Em Cuiabá e Palmas somente 10% do sol ficara encoberto.

Fenômeno – Eclipse solar é um fenômeno que acontece quando a lua fica entre a Terra e o sol. Durante esse evento, a lua emitida pelo sol em direção ao plante fica oculta.

Durante o eclipse é recomendável que a pessoa não olhe diretamente para o sol. O brilho pode causar danos permanentes à visão, mesmo se a pessoa usar chapa de raio-x, óculos escuros ou filme fotográfico.

Outro eclipse – O segundo eclipse solar de 2017, acontecerá no dia 21 de agosto, e somente os moradores do Norte do país conseguirão ver o sol totalmente encoberto.