Diretora nacional do UNOPS acompanha projeto Cidade da Saúde
Supermoveis

Fullbanner2


Diretora nacional do UNOPS acompanha projeto Cidade da Saúde

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A nova diretora do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), com sede em Brasília (DF), Claudia Valenzuela, estará em Cuiabá no período de 20 a 22 de junho. Ela terá um encontro com o governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, a diretora nacional do projeto Cidade da Saúde, Karem Dall” Acqua Vargas, e com a assessora especial do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) – ligado ao gabinete de Governo –, Fernanda Soares e Sousa.

Nesta terça-feira (20.06), no período da manhã, a agenda começa na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com o titular da pasta, Luiz Soares, para tratar sobre a execução do projeto em Mato Grosso. Em seguida, a diretora do UNOPS debaterá com a direção do projeto os aspectos técnicos da iniciativa. Ainda pela manhã, Claudia Valenzuela terá uma reunião com a comissão executiva do projeto Cidade da Saúde e com os consultores, para discutir os primeiros resultados já alcançados.

No período da tarde, a agenda será no Palácio Paiaguás, quando terá reunião com a assessora especial do NAV, Fernanda Soares e Souza. O Núcleo do Governo do Estado deu início ao projeto embrionário Cidade da Saúde em Cuiabá, em 2015. Agora, ele está inserido no projeto UNOPS, que é mais abrangente e contempla três regiões de saúde do estado e o Complexo Cuiabá. No fim do dia, a diretora será recebida pelo governador Pedro Taques, para falar sobre o projeto Cidade da Saúde.

Nos dias 21 e 22 de junho, a equipe do UNOPS que acompanha Claudia Valenzuela continuará em reunião técnica na Escola de Governo com a comissão executiva do projeto, para consolidar os resultados alcançados e programar as próximas atividades que deverão ser realizadas.

“A visita político-institucional, a convite da Secretaria de Estado de Saúde, é uma reafirmação do compromisso do Governo com a execução do projeto, que contemplará todas as áreas da saúde a curto, médio e longo prazos. A primeira etapa de diagnóstico das necessidades de saúde estadual está em execução e será a base para fazer o planejamento estratégico dos futuros investimentos”, informou Karem Dall” Acqua Vargas.

No começou do mês de maio, os profissionais da SES-MT participaram do I Encontro Ampliado com o UNOPS, com o objetivo de dar início à estruturação do Programa Rede Cidade da Saúde. Para melhor conhecer as necessidades em saúde da população mato-grossense, a SES reuniu os profissionais para iniciar o mapeamento das regiões de abrangência do projeto. No final de maio, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu a consultoria do UNOPS, que percorreu várias unidades de saúde de Mato Grosso.

UNOPS Brasil

O UNOPS Brasil abriu o escritório em Brasília (DF) em 2012 e trabalha com projetos relacionados a duas áreas: gestão de projetos e infraestrutura, oferecendo uma combinação de serviços de implementação, assessoria e transacionais.

Os principais parceiros são as tradicionais agências da Organização das Nações Unidas (ONU): Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ONU-HABITAT, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ONU Mulheres, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), assim como entidades governamentais. Junto a algumas agências da ONU, o UNOPS gerenciou a construção do primeiro módulo do Complexo Casa da ONU, em Brasília, edifício que abriga algumas das agências presentes no Brasil.

O UNOPS Brasil também está trabalhando na diversificação de projetos, assim como no portfólio dos parceiros, em que vem discutindo a provisão de serviços de assessoria em atividades de infraestrutura e gestão de projetos.

Montreal