Dia das Crianças deve aquecer o comércio
Fullbanner1



Dia das Crianças deve aquecer o comércio

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Internet.

O Dias das Crianças deve aquecer o mercado de varejo nesta semana. Segundo pesquisa nacional do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a intenção de consumo aumentou 5% em relação à data no ano passado. A expectativa é que 72% dos consumidores façam compras de presentes para as crianças e injetem na economia R$ 9,4 bilhões em todo o país. No ano, passado a intenção de compras era de 65% apenas.

Embora os dados nacionais apontem para um leve aumento no consumo a expectativa da CDL de Rondonópolis para o movimento deste ano é semelhante ao do ano passado, levando em consideração o movimento do varejo dos últimos meses e o baixo crescimento da economia. Neste ano, a abertura das lojas será facultativa no Dia das Crianças, comemorado na próxima sexta-feira, 12 de outubro.

Os presentes serão comprados para filhos, sobrinhos, netos e afilhados e a intenção é gastar a mesma quantia de dinheiro do ano passado. O valor médio citado para a compra na pesquisa nacional foi de R$ 187,00 para a compra dos presentes, lembrando que boa parte dos consumidores pretende comprar mais de um presente.

Na lista de preferência dos presentes a serem comprados pelos consumidores roupas e calçados foram citados pela maioria (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%). Em tempos de dificuldades, uma opção que atrai muitos consumidores é dividir o valor dos presentes com outras pessoas como forma de economizar. Cerca de 15% afirma que pretende dividir o valor das compras, sendo que 50% vão fazê-lo com o cônjuge, enquanto 24% com o pai ou mãe da criança e 21% com outros familiares.

A maioria (66%) espera pagar os produtos à vista e o dinheiro será a opção de 51% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o cartão de crédito parcelado (34%) e em terceiro, o cartão de débito (28%). Entre os que planejam parcelar as compras, a média de prestações é de quatro parcelas.

O Dia das Crianças representa a última festa comemorativa antes do Natal e dará sinais de como será o desempenho das vendas no final do ano. Durante as datas comemorativas do varejo deste ano, a intenção de compra das famílias aumentou. A dica é fazer pesquisa de preços e comprar o cabe no bolso e evitar endividamento para o Natal.