Desenvolvimento urbano é tema de seminário na Câmara hoje
Fullbanner1


Macropel

Desenvolvimento urbano é tema de seminário na Câmara hoje

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

O desenvolvimento urbano, seus impactos e desafios serão debatidos hoje em um seminário internacional, na Câmara dos Deputados. Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, o evento deve abordar questões como a gestão de saneamento básico, o manejo de resíduos sólidos, o abastecimento de água e a mobilidade urbana.

Autor do pedido para a realizar o evento, o deputado Jaime Martins (PSD-MG) destaca a importância do tema. “Acho que será um grande debate sobre um tema que é iminentemente atual, que é a vida nas grandes cidades. Vamos tratar de saneamento básico, de mobilidade urbana e tratar também da governança das regiões metropolitanas”, afirma.

Para Martins, a universalização dos serviços de saneamento básico e o seu financiamento são os grandes desafios e o seminário vai tentar responder à questão de como levar o saneamento básico para todos os brasileiros. Para ele, uma questão fundamental são as fontes de financiamento.

“Sabemos das dificuldades do momento com recursos do orçamento fiscal. Mas, estamos buscando recursos de financiamento. Estará conosco neste seminário o BNDES, que é um dos possíveis financiadores, o Banco Interamericano e o Banco Mundial. Vamos discutir também as parcerias com a iniciativa privada.”

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, é convidado do Seminário Internacional e deve falar de mobilidade urbana, um dos problemas que levou milhares de brasileiros às ruas em julho de 2013.

Após os debates, haverá a solenidade de entrega da 2ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. A premiação reconhece três entidades e três personalidades ligados à temática do Prêmio, cujos trabalhos e ações mereçam especial destaque na vida das cidades brasileiras.

Confira a programação do seminário

Confira dos vencedores do Prêmio Lucio Costa

O evento será realizado durante todo o dia, no Auditório Nereu Ramos.

Montreal