Deputados Nininho e Sebastião Rezende destinarão emendas para instalação do curso de...
Fullbanner1


Adventista

Deputados Nininho e Sebastião Rezende destinarão emendas para instalação do curso de Direito em Rondonópolis

Fonte:
SHARE
Deputados Nininho e Sebastião Rezende destinarão emendas para criação da Unemat em Rondonópolis (Foto: JLSiqueira/ALMT)

A implantação de cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis está próxima de ser concretizada. Nas próximas semanas, o Conselho da Universidade vai votar a possibilidade de transferir os cursos de Letras e de Ciências da Computação do Campus de Alto Araguaia para o município. E há ainda a possibilidade de instalação de uma turma especial de Direito, mediante a destinação de emendas parlamentares dos deputados Sebastião Rezende (PSC) e Ondonir Bortolini, Nininho (PSD).

A proposta de parceria entre o Poder Legislativo e Poder Executivo foi debatido na última sexta-feira (7), durante reunião realizada no Palácio Paiaguás com os deputados Sebastião Rezende, Nininho, o governado Pedro Taques, a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio, e a promotora de Justiça, Joana Maria Ninis.

Durante o encontro, no intuito de instalar, além dos cursos de Letras e Ciências da Computação, o de Direito, os deputados presentes se comprometeram a custear uma turma especial do curso por meio de emendas parlamentares. O valor para a graduação de 100 alunos em Direito, segundo a reitora da Unemat, é de R$ 1,1 milhão.

O deputado Sebastião Rezende afirma que a implantação de um campus da Unemat em Rondonópolis é uma demanda antiga da população. “Uma cidade com 220 mil habitantes, pólo na região sul do Estado, precisa da Unemat presente. Vamos começar com um núcleo para estes três cursos e futuramente vamos pleitear um campus?. Segundo Rezende, desde 2003, quando foi deputado pela primeira vez, ele luta para instalar uma unidade da universidade no município.

Nininho avaliou a reunião com o governador como muito positiva e que com a destinação das emendas para viabilizar a turma de Direito, ao invés de dois, serão três cursos ofertados. “Vamos destinar os recursos necessários para custear o curso inteiro, durante os cinco anos, e assim atender a essa demanda da população?.

A reitora do Unemat, Ana Maria Di Renzo, confirmou que a transferência dos cursos de Letras e Ciências da Computação só aguarda a aprovação do conselho e que, ainda não próxima semana, deve ser decidido sobre a possibilidade de montar esta turma especial de Direito também em Rondonópolis. “Esta turma atenderá 100 estudantes, no período noturno, suprindo uma necessidade da região, visto que não há outras opões públicas no município?.

Para Domingos Sávio, secretário da Secitec, a chegada da Unemat ao município atende a uma demanda por capacitação, visto que Rondonópolis se tornou um centro industrial e agrícola com a presença de grandes empresas. “Fizemos o encaminhamento com o governador Pedro Taques e até a próxima semana teremos uma resposta sobre a possibilidade instalar os três cursos para atender a comunidade local?

Montreal