Deputado justifica parecer em Comissão Mista de Orçamento a respeito das contas...
Supermoveis


Macropel

Deputado justifica parecer em Comissão Mista de Orçamento a respeito das contas do Governo Lula

Fonte:
SHARE

O deputado federal Valtenir Pereira (Pros) de Mato Grosso, que integra a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional enviou uma nota à redação do NMT, justificando a sua estranha recomendação de aprovação das contas e o pedido de arquivamento, sem julgamento de mérito, das contas do ex presidente Lula referentes ao período de 2009, e dos órgãos e poderes federais, no último dia 07/07.

Segundo a nota, o deputado justifica a sua posição, como sendo uma discussão técnica, e alega que O TCU tem posição firmada no sentido de que as ressalvas indicadas no Relatório, não impedem a aprovação das Contas do Poder Executivo, mas apenas induzem à necessidade de adoções das medidas saneadoras pertinentes.

Ainda segundo a justificativa do deputado, o TCU teria apontado quinze ressalvas às contas do Presidente da República, todavia, como já explicitado, seriam impropriedades formais que não comprometeriam a aprovação das contas.

Valtenir Justifica ainda que as normas de auditoria apontam que as ressalvas sobre demonstrações contábeis somente induzem a parecer adverso quando verificada a existência de efeitos cuja relevância comprometa o conjunto das demonstrações contábeis. O que não seria o caso das Contas do Exercício de 2009 do Poder Executivo.

Em relação às impropriedades formais detectadas, o deputado afirma que próprio TCU já expediu as recomendações pertinentes aos diversos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Finalizando a nota o deputado justifica que a matéria (relatório) é de conteúdo exclusivamente técnico e, em nenhum momento, trata de questões que não sejam contábeis, nada tendo a ver com eventuais escândalos que permeiam o País. Para esses casos, existem CPIs, devidamente instaladas e em funcionamento no Congresso Nacional,

Na verdade, não importa se o caso é ou não técnico! Infelizmente, tudo que se relaciona ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, infelizmente se encontra envolto em muita nebulosidade e suspeita, dados os sucessivos escândalos envolvendo esse período de gestão da vida do país e precisa ser devidamente investigado e esclarecido. A nação inteira exige isso!

Então, exatamente por conta disso, a recomendação do deputado relator da Comissão Mista de Orçamento causou estranheza e devia ser mesmo, melhor explicada.

O povo está insatisfeito com tantos desmandos no poder público, e exige uma postura mais condizente, responsável e transparente, com o trato da coisa pública, por parte de seus digníssimos representantes.

Montreal