Deputada teme que “Carne Fraca” abale economia de MT
Supermoveis



Deputada teme que “Carne Fraca” abale economia de MT

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria

Mesmo sem ter nenhum frigorífico de Mato Grosso citado na ‘Operação Carne Fraca’ da Polícia Federal, a deputada estadual Janaina Riva (PMDB) teme pelos efeitos catastróficos na população mato-grossense, já que a maioria dos municípios do estado têm na pecuária sua principal atividade econômica.

“Eu vim de uma cidade cuja economia gira em torno da criação de gado de corte. Temos um estudo que mostra aproximadamente 70% dos municípios de Mato Grosso muito dependentes da atividade pecuária, principalmente a bovina. O ICSM, Índice de Crescimento Sustentável dos Municípios, mostra que apesar de culturas como a soja estar avançando por quase todos municípios, a pecuária convive com esse avanço e ainda é muito forte, mesmo que não seja uma grande empregadora e os frigoríficos sejam muito instáveis no que se refere a manter os empregos”, explica.

Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do País e apenas do ano de 2015 movimentou R$ 23 bilhões, destes R$ 6,5 bilhões foram exportação. Segundo ela, por conta desses números, é possível prever uma grande crise no setor o que inevitavelmente repercute nos frigoríficos, nos produtores, no emprego e em todo comércio dos municípios.

“Estou vendo as notícias que alguns países já colocaram a carne brasileira sob suspeição. Isso causa um efeito dominó em toda economia de Mato Grosso. Talvez seja a hora das instituições, como a Policia Federal, avaliar a repercussão de suas ações, pois tudo o que o Brasil não precisa nesse momento de crise é que países que compram nossa produção, deixem de acreditar no país” avaliou Janaina.