Departamento de Urbanismo da Coder apresenta relatório satisfatório
Fullbanner1

Fullbanner2


Departamento de Urbanismo da Coder apresenta relatório satisfatório

Fonte: Assessoria
SHARE

O Departamento de Urbanismo da Coder, Compahia de Desenvolvimento de Rondonópolis, cujo diretor é o Oderli Xaxim – urbanista renomado e de grande reconhecimento social – apresentou relatório de serviços prestados à sociedade nesses últimos dois meses de ação.

As ações para serem desenvolvidas foram – antes – apresentadas à sociedade organizada e aprovadas pelas lideranças comunitárias. Divididas em setores, cada ação envolveu os setores de paisagismo, limpeza urbana, poda, coleta e bota fora; além da manutenção de área verde, serviços gerais de limpeza em logradouros públicos e manutenção de campos de futebol no município.

As equipes de urbanismo foram destacadas para trabalharem em centenas de localidades , tais como na rua Odílio Antonio de Oliveira – limpeza urbana; Lar dos Idosos, rua Arnaldo Estevão e região da TV Centro América com serviços de poda de árvores, coleta e bota fora.  Mais de 37 praças receberam serviços de limpeza e obras de revitalização: praças da Coophalis, do bairro João Antonio Fagundes, do bairro Monte Líbano, da Vila Operária, praça da Saudade; praça Brasil; praça da Cidade de Deus, do Jardim Atlântico, do Conjunto São José, da Lions Internacional, praça do Carreiros; praças do jardim Tropical etc.

Também receberam serviços de limpeza, poda de árvores, coleta de lixo as ruas e avenidas: Bandeirantes; José Pinto no bairro Birigui; rua Ari Coelho; rua 5 de Maio na Vila Mamed; av Lions; av dos Estudantes; avenida W2; avenidas Brasil; Rio Branco; Paulista; Major Otávio Pitaluga; avenida Júlio Campos, avenida Fernando Correia da Costa; Médice; D. Wunibaldo e rua 13 de maio, além de dezenas de outras, as quais são vistas por quem por elas passam.

Inclusive as regiões centrais da cidade como os chamados Centro A e Centro B foram limpos, lavados e pintados e suas árvores foram podadas e os galhos recolhidos. Os bairros também receberam os serviços do esquadrão da limpeza do Departamento de Urbanismo. Podemos citar os bairros: Pindorama; São Sebastião I e II; Vilas: Aurora, Jardim Ipê; Jardim Assunção; Vila Cardoso; bairro São Francisco; Pedra 90; Pindorama; Loteamentos Esplanada e Valência Cristina; bairros: Ana Carla; Jardim Iguaçu; Jardim Modelo e tantos outros.

Concentração de limpeza e revitalização também foram feitas no Cais Parque das Águas, Ceadas, UPA, PA Infantil, PSF da vila Goulart; Cais da Vila Cardoso; Casario; pátio da antiga rodoviária; nas áreas públicas das  Escolas do Luz Dayara e La Salle e foram feitas limpeza e restauração nas cabeceiras das pontes da rua D. Pedro II , Fernando Correia da Costa e Pedro Guimarães etc.

O Urbanismo da Coder concentrou seus serviços também na avenida dos Estudantes com a revitalização, restauração e pintura de mio fio, além do plantio de gramado e jardins com dezenas de mudas de plantas cujas folhagens e flores dão um ar agradável e uma beleza cativante. “toda essas atividades foram desenvolvidas em atendimento aos pedidos feitos pela população e à determinação do prefeito Zé Carlos do Pátio”, declarou Oderli Xaxim ao informar ainda que a Coder dará continuidade aos serviços em regiões ainda não privilegiadas e que esse relatório é apena uma amostra do que o seu Setor vem fazendo pela cidade.

Nessas regiões citadas aqui e nas demais não citadas, os setores de paisagismo e limpeza urbana desenvolveram ações que vão desde a regularização do terreno onde os jardins foram feitos, varrição de ruas; capinação de meio fio, calçadas e locais sem o calçamento, lavagens das ruas, conservação de vias pública, pintura do meio fio;  rastelamento, recolhimento e bota fora. E foram utilizadas roçadeiras mecanizadas, roçadeiras costais, micro trator roçadeira e podadeira etc.

Agora, é responsabilidade também da população o cuidar do patrimônio público. Afinal, isso está prescrito em lei: no Código de Postura do Município, Lei nº2.122 de 1.994, no capítulo I; Art. 46 que diz: ” É dever da população cooperar com a Prefeitura na conservação e limpeza da cidade.

Montreal