Delegacia de Várzea Grande será referência entre as especializadas do Estado
Supermoveis



Delegacia de Várzea Grande será referência entre as especializadas do Estado

Fonte: Assessoria
SHARE
Em 2016,as três delegacias especializadas registram 4 mil boletins de ocorrência e contabiliza 1,2 mil inquéritos policiais em andamento.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, o vice-prefeito, José Hazama e o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, participaram nessa manhã (16), da inauguração do novo prédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso (DEDMCI), da Polícia Judiciária Civil, que saiu da Avenida Orlando Chaves, no Cristo Rei, para a rua Almirante Barroso, paralela à Avenida Castelo e próxima do terminal de Integração André Maggi, no centro da cidade.

O governador Pedro Taques ao entregar a nova sede,fez um balanço das ações do Estado no setor da segurança pública. Acompanhado de sua mãe, Eda Gonçalves Taques, ele pontuou que a força estadual de segurança é composta por 15 mil profissionais, dos quais, 3,66 mil deles, foram empossados na sua gestão, em um período de pouco mais de dois anos e sete meses.Reforçando  ainda que ao assumir o Governo do Estado,em 2015, havia 650 viaturas à disposição das Forças de Segurança, e que nos últimos dois anos, ampliou a frota para 1.132 veículos.

Ainda em relação ao aparelhamento, Taques anunciou a entrega de 141 veículos que serão entregues aos 141 Conselhos em atuação no Estado, entre eles os tutelares e de segurança.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de dizer que o novo prédio é na verdade uma nova casa, pois foi planejado para acolher os grupos da nossa sociedade que estão mais vulneráveis à violência: idosos, crianças e mulheres. “Com os investimentos do governo do Estado, tenho certeza que o ambiente de trabalho humanizado vai gerar um atendimento mais eficiente”. A prefeita destacou ainda que o governador Pedro Taques está imbuído em ajudar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento da cidade.

Como destacou a prefeita, a delegacia, com melhores e maiores condições de atendimento, amplia o reguardo e a proteção aos direito de cada um desses grupos e assim respeitando os direitos dos demais. “Segurança, educação, saúde e social formam ações que asseguram uma melhor qualidade de vida para todos, permitindo que qualquer pessoa sirva-se de serviços públicos de qualidade e voltados para todos. Ao governador e sua equipe reafirmo o compromisso de Várzea Grande na construção de um Mato Grosso melhor para todos e que seguimos parceiros para todos os momentos para mudar a história deste Estado e de sua gente”.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso, Ana Paula de Faria Campos, lembrou que a tão aguardada mudança das instalações foi concretizada justamente em agosto, quando a Lei Maria da Penha, completou onze anos de vigência, se tornando um marco na proteção à mulher.

“Essas três delegacias juntas recebem pessoas fragilizadas e vítimas de todo o tipo de violência e nada mais justo do que ao procurarem ajuda, sejam atendidas em um ambiente que proporcione segurança e bem estar. Quero muito que essa delegacia seja o retrato do novo padrão das delegacias do Estado”. Como lançou em seu discurso de inauguração do prédio, a delegada reiterou que o grande desafio da Policia Civil, junto ao Estado, é dotar a delegacia de uma equipe multidisciplinar.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, fez questão de ressaltar que apesar do antigo prédio, no Cristo Rei, o serviço prestado à população era ofertado com qualidade. “E o reflexo dessa atuação e dos investimentos em Várzea Grande é a brusca redução no registro de homicídios em 62%, na comparação com o mesmo período do ano passado, dado que contribuiu para a melhora no sistema de segurança pública da cidade”. Ele destacou que a atuação das delegacias especializadas de Várzea Grande torna a cidade referência no combate a todas as formas de violência.

Essa unidade, como acrescentou o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozi, é a 5ª delegacia inaugurada em 2017, sendo três delas, totalmente reformadas. “Esperamos que com esse novo investimento possamos combater reincidências das ocorrências. Várzea Grande tem uma das melhores regionais do Estado e atua com apoio da prefeitura municipal, que não mede esforços para nos ajudar”.

PARCERIAS – O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, aproveitou o momento para anunciar que o Município concluiu a reforma de um espaço, no Cristo Rei, para que as atividades do Detran/MT sejam retomadas no bairro, que concentra a maior população da cidade, cerca de 100 mil habitantes. “Vamos mobiliar, fornecer recursos humanos e aguardamos para que possamos, juntamente com o governo do Estado e o vice-prefeito, José Hazama, ampliar a rede de serviços à população”.

Com data confirmada, Jayme Campos anunciou ainda a entrega das obras de mais uma etapa do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, no dia 13 de setembro, quando serão inauguradas a ala da Rede Cegonha, com 20 leitos para parturientes e ainda a ala da UTI, com 20 leitos e seis salas cirúrgicas.

Para reforçar a parceria entre Estado e Município, Jayme Campos anunciou o desejo de colocar em execução a construção da ‘Cidade da Polícia Civil’, em espaço que vai reunir todas as delegacias especializadas, em um ponto estratégico da cidade e com mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída e estacionamento com 500 vagas.

“A Guarda Municipal ganhará com as mudanças que a Administração Pública está promovendo, a de otimizar recursos e reduzir gastos com aluguel.Esta sendo adequado um novo espaço para acomodar a Pasta de Defesa Social,a qual é subordinada a Guarda Municipal, e que terá um nova sede, como também abrigará mais 5 Pastas da Administração que hoje funcionam em espaços separados e alocados. Na desocupação da atual sede ou estudos de outros espaços, como próximo ao Aeroporto Marechal Rondon , o Antigo  supermercado Modelo o Governo do Estado poderá utilizar esses espaços e  implantar a tão sonhada ‘Cidade da Polícia Civil’”, disse.

SERVIÇO – Desde sua implantação em Várzea Grande, em 2008, a Delegacia  Especializada se expandiu e precisou ampliar os espaços ao atendimento, acolhimento das vítimas, como também, proporcionar um ambiente seguro e digno aos profissionais da Polícia Civil. O novo espaço tem cartórios para todos os escrivães e delegados, sala de investigadores, sala privada para o registro de boletim de ocorrência, recepção, brinquedoteca montada com doações, fraldário, seis banheiros, sendo um adaptado para portadores de deficiência. Em 2016, as três delegacias especializadas registram 4 mil boletins de ocorrência e contabiliza 1,2 mil inquéritos policiais em andamento.

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso (DEDMCI), da Polícia Judiciária Civil está localizada na rua Almirante Barroso, 298, Centro Sul de Várzea Grande, nas proximidades do terminal de ônibus Andre Maggi e da Defensoria Pública.O telefone da unidade é o (65) 3685-1236.

Montreal