Defesa Civil recebe pluviômetros digitais para monitorar chuvas quase em tempo real
Fullbanner1

Fullbanner2


Defesa Civil recebe pluviômetros digitais para monitorar chuvas quase em tempo real

Fonte:
SHARE
Tec. montando o pluviômetro digital /Foto: Matusalém Teixeira

Redação / Assessoria

Técnicos enviados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden, ligado ao Governo Federal, finalizaram a instalação, nesta manhã de segunda-feira (30), de um pluviômetro digital na Estação de Captação de Água, localizada no bairro Colina Verde, que emitirá informações online para a coordenadoria da Defesa Civil local sobre a intensidade de chuvas. O sistema tem por objetivo antecipar ações de prevenção e atendimento a famílias ribeirinhas da cidade, além de minimizar outras situações de risco.

O coordenador da Defesa Civil, Erimar Bezerra, explicou que o Município solicitou que houvesse também a instalação de uma estrutura parecida na cidade de Poxoréo, onde é a cabeceira do Rio Vermelho e localidade onde efetivamente uma forte chuva afetaria no nível do principal manancial de Rondonópolis.

“O Cemaden monitora quase 800 municípios no Brasil com potencial aquífero como o nosso ou outras características específicas que demandem risco iminente. Nesta cooperação técnica eles entenderam estas duas demandas nossas e creio que daqui para frente estamos muito melhor equipados para planejar nosso trabalho”, avaliou.

A estrutura montada no Colina Verde servirá para que a Defesa Civil controle os níveis de precipitações locais e crie alertas adiantados para pessoas que estejam em construções próximas aos vários córregos existentes na cidade.

“Contaremos totalmente com esta tecnologia a partir do final de abril, quando o Governo Federal nós dará uma senha e acesso online aos dados. Estas informações, não só daqui como de Poxoréo, serão monitoradas por nós e repassadas automaticamente às outras entidades oficiais que trabalham conosco, como o Corpo de Bombeiros. Isto é um bom exemplo da tecnologia colocada diretamente na preservação de vidas”, destacou Bezerra.

Cada equipamento semelhante ao instalado em Rondonópolis e Poxoréo tem custo aproximado a R$ 50 mil e é o mais próximo da perfeição do ponto de vista climatológico atualmente.

Montreal