Curso do Cras ajuda mãe de cinco filhos incrementar a renda familiar
VendaMais

Curso do Cras ajuda mãe de cinco filhos incrementar a renda familiar

SHARE
Foto: Matusalem Teixeira

Por Coracy Lima

Janaína Teixeira de Souza (24) reuniu as poucas economias que tinha e produziu 50 trufas de chocolate para vender no terminal do transporte coletivo, na Praça dos Carreiros, no centro de Rondonópolis. Mas, o tabuleiro de doces nem chegou até lá. Ela embarcou no ônibus que passou pela ocupação do Residencial Padre Miguel, na tarde da quinta-feira (26), para seguir até a praça e acabou vendendo a maioria das trufas entre os passageiros, antes de chegar ao destino.

 

A jovem mãe de cinco filhos menores acredita que vai conseguir fazer da produção de delícias de chocolate uma fonte para incrementar a renda e sustentar a família numerosa. Ela faz parte do grupo de 26 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família que participaram do Curso de Ovos de Páscoa, Trufas e Bombons, oferecido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social e realizado no Cras Iguaçu. A solenidade de encerramento na tarde desta sexta (27) foi marcada por depoimentos emocionados.

 

Entusiasmada com o resultado das vendas na primeira experiência, Janaína conta que aplicou o lucro na compra de barras de chocolate para produzir mais trufas e comercializar na região central da cidade. “Vendi quase todas as trufas dentro do ônibus. Agora sei que posso fazer mais trufas e bombons e oferecer nas praças, nas ruas e no comércio do centro da cidade. Isso vai ajudar a colocar mais dinheiro em casa e atender as necessidades dos meus filhos”, aposta.

 

Maria das Graças Gomes da Silva (40) começou produzindo ovos de chocolate para a páscoa dos quatro filhos. Mas, a expectativa é fazer outras delícias para atender encomendas e comercializar entre amigos. A dona de casa espera conseguir ajudar a aumentar a renda da família.

 

Jaqueline Andréia Santana dos Santos (27) que veio recentemente do Estado da Bahia também aposta na chance de melhorar a renda da família com a venda de trufas e bombons de chocolate. “Esse curso foi uma boa oportunidade para mim. Quero colocar em prática o que aprendi e começar a produzir para vender”, anuncia.

 

Eliane Martins que participou do curso ministrado por Maura Silvério pela segunda vez, conta que venceu uma fase de dificuldade com a iniciativa de fazer as delícias de chocolate para vender. Além de incrementar a renda familiar, ela ajuda duas igrejas. “Com esse esforço todas nós somos capazes de ganhar dinheiro e ter mais independência financeira”, observa.

 

Objetivo

 

Paola Gimenez – assistente social do Cras Iguaçu – fez questão de lembrar às participantes que o curso é uma das ações desenvolvidas para promover a independência financeira das pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família. “O Cras não é só curso. A unidade é acolhimento e acompanhamento. Portanto, meu alerta para todas vocês é que não deixem de atualizar o cadastro e cumprir com as condicionalidades”, orienta.

 

A gerente Marta Pereira e a instrutora Maura Silvério destacaram o empenho de todas as participantes que vinham de longe e muitas delas precisavam trazer os filhos pequenos para assistir as aulas no período da tarde. A coordenadora do Cras, Marta Mazetti, não conteve a emoção na abertura da solenidade que contou com lanche especial e distribuição de ovos de páscoa.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO