Cultura vai lançar dois projetos de leitura durante Mutirão
Fullbanner1

Fullbanner2


Cultura vai lançar dois projetos de leitura durante Mutirão

Fonte: assessoria
SHARE

A comunidade da região Salmen vai ser a primeira contemplada com dois projetos de inciativa da Secretaria Municipal de Cultura de incentivo à leitura. O lançamento dos projetos será feito durante o Mutirão da Justiça Comunitária que acontece neste sábado (26) no Oratório Filhos de Dom Bosco, no Parque Universitário a partir das 8 horas.

O projeto Mala Itinerante será apresentado para a comunidade como uma forma de incentivo à leitura de pessoas que tem pouco acesso a livros. A bibliotecária do município, Rosa Arruda, comentou que a mala contendo diversos livros de autores diferentes vai aberta para o uso das pessoas durante 30 dias. “Quando estiver nas escolas, por exemplo, elas poderão ser utilizadas pelas turmas como atividade de disciplinas variadas”, comentou.

Despertar o interesse pela leitura também é foco do projeto Geladeira Cultural, que visa transformar geladeiras usadas em bibliotecas e instalá-las em espaços públicos. Os equipamentos serão personalizados e colocados em espaços públicos, como postos de saúde, escolas, mercados, pontos de ônibus, praças entre outros.

Nas geladeiras, a população pode retirar os livros e também contribuir com novos títulos e dessa forma os equipamentos estarão sempre “abastecidos” para que o maior número de pessoas tenha acesso à leitura.

Ainda no Mutirão, crianças e adolescentes vão participar de contação de histórias, e também oficina de dobraduras. “Vamos ensiná-los a fazer marca página e estamos levando lápis de cor, giz de cera e canetinha para as crianças personalizarem suas produções”, conta Rosa Arruda.

Além da Cultura todas as outras Secretarias Municipais estarão presentes com serviços gratuitos à população. O Mutirão da Justiça Comunitária é um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso com parceira a Prefeitura de Rondonópolis e outras entidades atuantes no município.

Montreal