CRO-MT recebe Moção de Congratulação pela realização da Corrida contra o Câncer...
Supermoveis

Fullbanner2


CRO-MT recebe Moção de Congratulação pela realização da Corrida contra o Câncer Bucal

Fonte: Assessoria
SHARE

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) recebeu da Assembleia Legislativa de Mato Grosso a Moção de Congratulação pela realização da 5ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a 3ª Corrida do Cirurgião-Dentista, ocorrida em 09 de julho deste ano. A moção foi entregue ao presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Volpato.

Requerida pelo deputado estadual Guilherme Maluf, a moção teve como justificativa a importância da corrida como ação de conscientização à prevenção do câncer de boca, que é o quinto câncer mais comum entre os homens no Brasil e está muito associado a questões ligadas à saúde bucal.

“Mais do que nossos parabéns, nossas congratulações. Esta Casa de Leis, que tenho a honra de representar, apresenta nossos agradecimentos e por reconhecimento da importância desse relevante papel promovendo a prevenção do câncer de boca”, diz o documento recebido pelo CRO-MT.

RESPONSABILIDADE – O presidente do CRO-MT explica que a função principal do Conselho é de fiscalizar o exercício da Odontologia, de propiciar a harmonia da classe e de trabalhar pelo bom desempenho dos profissionais, pela ética e pelo segmento de uma forma geral.

“Não podemos ficar limitados a ações de fiscalização e de inscrição e registro. Devemos fazer mais pela sociedade e pelos colegas cirurgiões-dentistas. Com este pensamento, uma das causas que abraçamos foi a prevenção do câncer de boca. Sabemos que é um problema de saúde pública, e que atinge uma grande parte da população”, revela Volpato.

Conforme ele, o diagnóstico precoce normalmente é feito pelo cirurgião dentista. “Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. Nesta circunstância, o tratamento não visa mais a cura e as sequelas são muito graves e mutiladoras. Quanto mais precocemente for trabalhado o diagnóstico desse câncer, melhor”, orienta.

A Corrida, que neste ano chegou à quinta edição, é realizada em julho porque é o mês que marca as ações voltadas para a prevenção de câncer de cabeça e pescoço. “Fazendo a corrida em julho, conseguimos trabalhar em consonância as duas situações: o câncer de cabeça e pescoço e o câncer de boca. O Hospital de Câncer realizou um evento onde fez o diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço e o CRO-MT ajudou na divulgação e apoiou a ação, inclusive com a participação de membros da diretoria e funcionários do Conselho”, comenta.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO – O CRO-MT tem feito várias ações de capacitação dos cirurgiões-dentistas da Capital e do interior para o diagnóstico precoce do câncer de boca e tem trabalhado insistentemente na conscientização da população, conforme explica Volpato.

“Recebemos com muita alegria este reconhecimento da Assembleia Legislativa pela função social que o CRO-MT tem e que tem sido fortalecida nos últimos anos”, comemora.

Montreal