Criminosos buscam por carros de modelos específicos para roubos em Rondonópolis
Fullbanner1



Criminosos buscam por carros de modelos específicos para roubos em Rondonópolis

Fonte: Bruno Pinheiro
SHARE
Toyota Corolla roubado em Rondonópolis, e recuperado pela PRF. Foto: PRF.

Foto: Internet.

O Toyota Corolla e a Chevrolet S10 de cores branca e cinza, estão no topo da lista dos bandidos em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).

Em apenas onze dias do mês de Abril deste ano, quatro Chevrolet S10 já foram roubadas, e cerca de três Toyota Corolla.

Na noite desta quinta-feira (12), duas Caminhonetes S10 foram roubadas, sendo uma no bairro Nova Aurora e outra no Jardim Liberdade, em Rondonópolis.

No inicio do mês de Abril, um empresário teve Dois veículos do modelo buscado pelos criminosos, roubado. A PRF recuperou os dois, já na divisa do Pais, saída para a Bolívia, o Corolla já estava com placa adulterada.

De acordo com a Policia Militar (PM), carros de alto de valor de mercado são os mais visados. O destino desses veículos costuma serem países vizinhos, onde são trocados por entorpecentes para abastecer a atividade de tráfico de drogas.

Chevrolet S10 tem se tornado preferência dos bandidos em Rondonópolis.

A lista das “tops” que têm freguesia certa na Bolívia se completa com a Hilux com carroceria e, principalmente, picapes S10, também com a média de quase um roubo diário.

Para o Segundo Tenente da Policia Militar e assessor de comunicação do 4°Comando Regional da PMMT João Melo, Rondonópolis é uma das maiores cidades do estado, e também por ser um grande eixo de circulação de mercadorias e pessoas o tráfico Ilícito de entorpecentes é intenso. Temos também uma das maiores penitenciárias do estado, que concentra lideranças criminosas. Problemas econômicos e sociais como esses acabam contribuindo para esses crimes.

“A polícia militar em nenhum momento se acomoda, e diuturnamente busca aprimorar e intensificar o Policiamento ostensivo preventivo e a repressão imediata dos crimes, com operações e distribuição das equipes policiais de acordo com os pontos críticos identificados pelo nosso planejamento operacional

A reincidência criminal também é um problema. Como exemplo cito a caminhonete da família que foi rendida no estacionamento de um supermercado alguns dias atrás. A caminhonete foi recuperada em Cáceres, e o bandido que a conduzia foi preso. Menos de 48h depois ele foi presos novamente em Rondonópolis, já planejando outros roubos a residência juntamente com outros dois criminosos da cidade.

Enquanto não houver uma mudança na legislação que retire de fato esses criminosos das ruas, enquanto nosso país não se empenhar em políticas públicas que evitem que nossos jovens sejam cooptados pelo crime, enquanto o problema de saúde pública que é o uso de entorpecentes não for tratado, a segurança pública no Brasil ficará presa a esse ciclo vicioso” disse João Melo.

Para um empresário de 54 anos, entrevistado pelo NMT as leis precisam ser mudadas, e não favorecer os criminosos.

“Eu não consigo imaginar o que será da nossa cidade nos próximos dez anos” disse o empresário.

O Superintende da Policia Rodoviária Federal (PRF) Aristóteles Cadidé disse que, todas as equipes estão atentas para impedir que veículos tomados em roubos possam sair do Pais.

“Estamos sempre prontos para recuperar todos os veículos roubados, e principalmente na fronteira temos feito um trabalho concentrado para obter êxito” disse Cadidé.