Crianças e jovens de Poconé poderão estudar música de concerto através do...

Crianças e jovens de Poconé poderão estudar música de concerto através do projeto Orquestra Jovem Sesc Pantanal

SHARE

O pantanal mato-grossense é repleto de sons provenientes da natureza, mas com o projeto Orquestra Jovem Sesc Pantanal, a música clássica ganhará espaço nesse contexto. O projeto tem o objetivo de formar uma orquestra com pessoas da própria comunidade e assim ampliar as perspectivas das crianças e jovens locais,  contribuindo com o crescimento pessoal e promovendo o acesso à cultura por meio da popularização da música de concerto.

Serão ofertadas 110 vagas que serão distribuídas em várias modalidades instrumentais. A faixa etária para se inscrever vai de 7 a 18 anos. Serão oferecidas as seguintes modalidades: Flauta transversal, Clarineta e Saxofone, Trompete, Trombone e Tuba, Caixa, Bumbo, Bateria, Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo. Na parte teórica, aulas de história da música e musicalização.  O programa terá a duração de três anos sendo que todas as aulas serão ministradas no Sesc Poconé, localizado na Av. Generoso Ponce, s/nº – Centro.

Dentre as 110 vagas ofertadas, 88 serão disponibilizadas de forma totalmente gratuita, através do  Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc que privilegia pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, prioritariamente, trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes, além de alunos matriculados ou egressos da educação básica pública. Além dos cursos gratuitos, o projeto também irá oferecer aos alunos transporte, uniforme e lanche.

Já as outras 22 vagas serão destinadas ao público pagante, sendo cobrado o valor mensal de R$ 20  para quem possui o Cartão Sesc na validade e R$ 40 para o público em geral.

Orquestra Jovem Sesc Poconé

A Chefe de Núcleo de Programas Sociais do Sesc em Poconé, Carolina Barros, destaca a importância de promover a inclusão nas comunidades e enfatizou os benefícios que o projeto Orquestra Jovem pode proporcionar. “A música funciona como um meio para impulsionar jovens e crianças a acreditarem nos seus sonhos e nas suas potencialidades, sejam elas artísticas ou não. Em uma cidade como Poconé, essa iniciativa irá promover inclusão e transformação social”, disse a gestora.

As aulas acontecerão uma vez na semana, sempre às terças-feiras, nos períodos matutino, vespertino e noturno, quando serão realizadas as aulas de Técnica Instrumental, Teoria Musical e Prática Musical Coletiva/Orquestra.

Os encontros para aulas teóricas e técnicas acontecerão no contra turno escolar (manhã/tarde), e a prática musical coletiva (orquestra), no período noturno, das 17h30 às 19h30, quando as turmas serão reunidas.

O projeto é uma parceria com o Instituto Ciranda – Música e Cidadania, que desde 2003 desenvolve ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no  Sesc Poconé de segunda a sexta, de 15 a 20 de agosto, no horário das 8h às 12h e das 14h às 19h, e aos sábados das 8h às 12h, na Central de Atendimento.

Para se inscrever no projeto Orquestra Jovem Sesc Poconé pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade, o interessado ou responsável legal deverá apresentar os documentos originais e entregar as seguintes cópias:

-RG ou certidão de nascimento;  CPF (Obrigatório para maiores de 11 (onze) anos, se menor e não possuir CPF, apresentar do responsável legal); comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias); documento que comprove deficiência física ou mental, quando for o caso; preencher a ficha de inscrição, autodeclaração de renda familiar, o questionário socioeconômico, termo de compromisso e termo de autorização de imagem.

Já para as inscrições de pagantes, os interessados devem apresentar a lista abaixo dos documentos originais e entregar as seguintes cópias:

CPF (Obrigatório para maiores de 11 (onze) anos, se menor e não possuir CPF, apresentar do responsável legal);  RG; comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e pagamento da atividade. Para acessar o edital, basta acessar www.sescpocone.com.br.

O Sesc Poconé –  É uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro de Poconé.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO