Corregedoria inspeciona cadeia pública de Alta Floresta
Supermoveis



Corregedoria inspeciona cadeia pública de Alta Floresta

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) inspecionou a Cadeia Pública de Alta Floresta na última segunda-feira (27 de março). Essa é uma das ações do Aprimoramento Processual da Justiça Criminal, que consiste também na revisão dos processos criminais de presos definitivos e provisórios, recálculo de pena e entrevistas com os detentos para fazer um verdadeiro raio x do sistema prisional no Estado. 

A ação está sendo realizada semanalmente, por polos. Sete regiões já foram visitadas desde fevereiro e a expectativa é que termine em maio. A fiscalização da cadeia de Alta Floresta foi realizada pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e pela coordenadora do projeto, juíza auxiliar da CGJ-MT Ana Cristina Silva Mendes. Conforme Maria Aparecida, foi constatado que a unidade está em péssimas condições, não possui ventilação e nem iluminação adequadas, além de estar superlotada. 

A inspeção foi acompanhada pelo juiz corregedor da cadeia, Douglas Bernardes Romão, pelo juiz auxiliar da CGJ-MT Aristeu Dias Batista Vilella, pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária de Mato Grosso, Emanoel Flores, pelo diretor Laércio Campos, e pelo superintendente Penitenciário da Região Oeste, Daniel Lucas Rondon. 

Após a vistoria, uma equipe de servidores e assessores ficou responsável por fazer as entrevistas com os detentos – aproximadamente 150. Foram confirmadas informações como nome, situação (condenado ou provisório), data de nascimento, nome dos pais, data de entrada na penitenciária, vara pela qual foi preso e o artigo do crime cometido. As demandas dos presos também foram ouvidas e anotadas para avaliação.