Controladoria orienta diretores administrativos sobre prestação de contas e controle interno
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Controladoria orienta diretores administrativos sobre prestação de contas e controle interno

Fonte: Assessoria
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RAFAELA GOMES CAEATANO

A Controladoria Geral do Município (CGM) orientou os diretores administrativos financeiros da Prefeitura de Cuiabá a respeito da Lei de Acesso à Informação, além de auxiliá-los em relação às devidas prestações de contas que cada pasta deve fazer. A capacitação, que aconteceu nesta terça-feira (08), faz parte de uma rodada de quatro encontros realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão, que objetivou abordar assuntos pontuais para garantir o bom andamento do trabalho exercido pelas 17 Diretorias Administrativas Financeiras (DAFs) existentes na Capital.

Para o controlador-geral do Município, Marcus Brito, a participação efetiva dos diretores é fundamental para avalizar que a Prefeitura caminhe em conformidade com a legislação que impera a transparência pública, no desempenho de todas as ações realizadas pelo poder municipal. Segundo o gestor, a CGM atua de forma preventiva e não ofensiva.

“Nós atuamos de maneira antecipada, com o objetivo de alinhar todos os gestores seguindo os princípios da Lei de Acesso à Informação, respeitando também as diretrizes dos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado. Para que isso possa ser feito e tenhamos uma gestão que se comunica de maneira uníssona, a Controladoria veio somar com os esforços da pasta de Gestão, que insistentemente busca ordenar as funções internas cumpridas por todos os servidores, bem como o atendimento externo. A transparência pública é uma exigência inescrutável e deve ser cumprida, além de ser uma ferramenta poderosa nas mãos do contribuinte, que consegue acompanhar de perto todos os passos dados pelo município, realizando o controle social. Dimensionar também que tudo aquilo que envolve os recursos municipais deve ser publicamente discriminado os ajuda a compreender ainda mais a seriedade que o serviço público precisa ter diante de toda a população, que é a grande razão de tudo o que fazemos”, afirmou.

Além das ações de controle, da elaboração da Instrução Normativa e das regulamentações que norteiam a transparência nas atividades do município, as Diretorias Administrativas também foram orientadas quanto aos trâmites dos processos de contingenciamento, os procedimentos que envolvem a inserção de novos servidores na folha de pagamento, exoneração, entre outros. Para a diretora de Desenvolvimento e Desempenho Profissional da Secretaria de Gestão, Kelly Sabrina, os encontros foram uma valiosa oportunidade de aprendizado aos mais recentes, bem como uma reciclagem para naqueles que já atuam no setor há mais tempo.

“A secretária da pasta, Ozenira Félix, tem essa preocupação com estes departamentos, por saber a suma importância que eles possuem no trato de questões internas, que se não forem lidadas da maneira correta, podem afetar diretamente o poder público municipal. Aqui tivemos a chance de ter um franco diálogo, com troca de conhecimentos, experiências e orientações para aperfeiçoar as atividades do dia-a-dia destes gestores. Buscamos sempre proporcionar um salto de qualidade e produtividade em todas as esferas da gestão, com a certeza de que assim atenderemos melhor as necessidades dos contribuintes”, concluiu.

Montreal