Concessionários de Mato Grosso se preparam para o futuro
Supermoveis



Concessionários de Mato Grosso se preparam para o futuro

Fonte: Da redação
SHARE

Após mais de 10 horas de troca de informações, compartilhamento de conhecimentos e intercâmbio de experiências, a segunda edição do  Encontro Regional da Fenabrave chegou o fim deixando a certeza de que o mercado da distribuição de veículos automotores passa por profundas transformações.

Os participantes do Encontro, tiveram palestras sobre sucessão familiar, gestão estratégica de recursos humanos, mercado automotivo, economia, política, revolução digital, entre outros temas. “A proposta é alertar nossos associados para a necessidade de promover inovações para acompanhar as mudanças ocasionadas pela era digital e pelo novo perfil do cliente”, informou Paulo Boscolo, diretor regional da Fenabrave.

A “Rota 2030”, programa de incentivo a montadoras com base nos conceitos da Indústria 4.0, traz consigo uma gama de mudanças que deve acontecer em todos elos da cadeia automotiva, inclusive afetando diretamente os concessionários.

Valdner Papa, especialista no mercado automotivo e diretor da Fenabrave Nacional, explicou, durante a sua palestra no Encontro Regional da Fenabrave, que com o novo programa do Governo Federal a indústria automobilística vai receber incentivos fiscais de R$ 1,5 bi e em contrapartida terá que investir em tecnologia e pesquisa para entregar veículos mais seguros, com mais opcionais, preparados inclusive para mercados da Europa.

O especialista destacou que a utilização da computação em nuvem e da Internet das Coisas estará presente em toda a cadeia, desde o cliente até a indústria de autopeças.  De acordo com Papa, haverá crescimento de carros híbridos e elétricos. As estimativas é que em 2025 o percentual de venda desse tipo de veículo no mundo seja de 35%. “Vender carro híbrido ou elétrico é totalmente diferente de vender carro à combustão, isso significa que temos que preparar as pessoas para essa nova realidade”, ponderou.

O evento que é promovido pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Mato Grosso (Fenabrave-MT), em parceria com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de Mato Grosso (Sincodiv-MT), reuniu em Cuiabá, nos dias 17 e 18 de julho, mais de 300 gerentes, diretores, empresários e CEOs dos segmentos de veículos leves, caminhões, implementos rodoviários, motocicletas e linhas agrícola e amarela.

Além de Valdner Papa,  Magno Lima, Ana Cristina Galo, Neri Geller, Augusto Nunes, Rodnei Bernadino, Cláudia Lisboa, André Andreazza, Pedro Valente, Rafael Hernandes e Ernani Wood também estiveram presentes no evento.