Comunidade rural reivindica melhorias em audiência da LOA
Supermoveis


Macropel

Comunidade rural reivindica melhorias em audiência da LOA

Fonte: assessoria
SHARE
Foto: Assessoria
Na manhã desta terça-feira (31), diversos representantes de comunidades rurais da região de Rondonópolis, participaram da última audiência pública que discutiu com a população  a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2018, realizada pela Comissão Permanente de Finanças e  Orçamento da Câmara Municipal.
As discussões foram realizadas em três momentos onde a população pode participar, reivindicar e conhecer os valores para aplicação no ano de 2018 e a receita de cada Secretaria. As audiências contemplaram o  Parque Universitário, Conjunto São José e a comunidade Rural.
A discussão da LOA define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas, disciplinando todas as ações do Governo Municipal, onde nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento. Em 2018 está previsto uma receita de R$ 989.345.469,54 (Novecentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e cinco mil quatrocentos e sessenta e nove reais e trinta e quarto centavos) para aplicação no município.
O morador do Globo Recreio, Leônidas Garcia reivindicou melhorias para os moradores e infraestrutura. “Precisamos que esse orçamento contemple o Globo Recreio, nossas estradas estão uma calamidade, linhas de ônibus sem asfalto, e quem sofre é a comunidade que se vê desassistida de ações do governo municipal,” enfatiza.
Para o presidente da Comissão, Vereador Thiago Silva (PMDB) a população ganha voz nas audiências e podem por meio dessas reivindicações serem ouvidas, influenciando na destinação dos recursos. “A participação da sociedade nas audiências fortalecem nossas ações e nossa representatividade. Todas as reivindicações serão levadas ao Prefeito para que possam ser avaliadas e atendidas na medida do possível”, destacou Silva.
Sueli Maria Pires, moradora da Galiléia agradeceu o empenho dos parlamentares para que o campo pudesse também ser ouvido. “Agradecemos ao vereador Thiago Silva por dar a oportunidade da comunidade do campo ser ouvida, essa é a primeira vez que temos uma audiência para discutir melhorias para essas comunidades. A comunidade rural por muitas vezes é esquecida, temos constantemente cobrado dos vereadores e do prefeito melhorias na zona rural, como a pavimentação asfáltica, segurança pública, área de lazer para nossas crianças, melhorias das praças, etc,” conclui.
 O debate teve participação dos vereadores Thiago Silva (PMDB), Rodrigo da Zaeli (PDSDB) e Jailton do Pesque Pague (PSDB), Denise Freitas representante da Acir,  Secretário de Planejamento Ronivalter de Souza, Secretário de Agricultura Gladson Moreira, Presidente do Sindicato da Agricultura Familiar Valdivino Tomos de Aquino, lideranças comunitárias  e representantes das Secretarias Municipais.
Montreal