Comunidade escolar de Jaciara elogia o Programa Pró-Escolas
Supermoveis

Gov

Macropel

Comunidade escolar de Jaciara elogia o Programa Pró-Escolas

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

“O Pró-Escolas é um programa que vai ao encontro daquilo que a população espera da educação pública”. Essa declaração é da diretora Valdisa Menezez Lopes Piotto, da Escola Estadual Celestino Correia da Costa, localizada no Distrito de Celma, próximo a Jaciara. 

O comentário foi feito pela professora, que está na profissão há cerca de 30 anos, durante as apresentações do programa, realizadas no município durante a Caravana da Transformação, organizada pelo Governo do Estado.

Para Valdisa, a escola pública é o local onde muitos “males da sociedade” podem ser prevenidos e, nesse contexto, os profissionais da educação têm um papel social fundamental. De acordo com ela, o Pró-Escolas é coerente com a realidade vivida por quem atua na educação pública e, por isso, tem tudo para alcançar as transformações desejadas.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, participou das duas apresentações do Pró-Escolas, ao lado dos adjuntos de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemaschewsk, Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, e Executivo, Luciano Bernart.

Segundo Marrafon, as reuniões nos municípios não são estimulantes apenas para os gestores e professores locais. “Saímos de cada cidade com o ânimo renovado, pois percebemos que temos um objetivo comum, que é a melhoria da educação pública”, afirmou.

A assessora pedagógica de Jaciara, Mariley de Oliveira Freitas, destacou que o deslocamento da equipe técnica da Seduc, junto com o secretário de Educação, é uma iniciativa bastante positiva para toda a rede, uma vez que a comunidade escolar passa a ter maior proximidade da Secretaria e de seus gestores. “Sabemos que essas mudanças também irão desburocratizar muitas das nossas demandas e, por si só, já é louvável”, afirma.

Para ela, a proposta de se reunir para conversar com os profissionais da educação é importante, para que as pessoas saibam o que está sendo feito, de fato, pela Seduc para melhorar a educação no Estado. “Todos precisam saber que estamos em processo de muitas transformações para melhor e, diminuir a distância entre Seduc e rede renova os nossos ânimos”, garante a professora.

Seduc Interativa

Neste sábado, e equipe técnica da Seduc partirá para São Félix do Araguaia, com reuniões agendadas para as 14h e as 19h, na próxima segunda-feira (30.01), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) e na Câmara Municipal, respectivamente.

No dia 31, o Pró-Escolas será apresentado à população de Confresa. Já em 1º de fevereiro, será a vez de Barra do Graças participar das discussões sobre o programa. Outra cidade a receber a Seduc Interativa será Primavera do Leste, no dia 3 de fevereiro. As apresentações, em todos os municípios, estão marcadas para as 14h nos Cefapros e às 19h nas câmaras municipais.

Pró-Escolas

O Programa Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade do ensino público de Mato Grosso. Um dos principais intuitos é combater a evasão escolar em Mato Grosso. Após ser apresentado e discutido com toda comunidade escolar e população, será lançado pelo Governo do Estado, nos próximos meses.

Na semana passada, o secretário Marco Marrafon esteve em Juara, Juína e Tangará da Serra, onde o programa foi bem recebido por toda a comunidade.